Neafa reforça importância do controle de animais em Maceió

Preocupado com os resultados, ainda pouco expressivos do controle de animais de rua em Maceió, o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) vem reforçando a campanha intensiva pelo controle populacional de cães e gatos na cidade. Para tal estão pedindo o apoio do poder público como um todo, no combate aos maus-tratos, a exemplo da China.

O jornal Folha de São Paulo trouxe hoje a notícia de que o presidente da China, Hu Jintao, mandou deter o sacrifício em massa de cachorros no país (iniciado em meados deste ano para prevenir a raiva), mas para isso, teve que enfrentar forte oposição de donos de animais de estimação, naquele país.

A decisão de Hu sobre o extermínio de cães foi tomada depois de que o presidente recebeu por escrito queixas de 60 mil donos de cachorros, segundo o jornal "South China Morning Post".

Desde agosto, dezenas de milhares de cachorros foram sacrificados. Em algumas zonas rurais com alto número de mortes por raiva em seres humanos, toda a população canina foi exterminada. A raiva é uma das doenças contagiosas que mais causa morte na China. Só entre janeiro e agosto deste ano, 1.700 pessoas morreram.

Para os representantes do Neafa a notícia veiculada no Jornal Folha de São Paulo, é um bom exemplo de como grupos organizados são capazes de fazer diferença. "Vale a pena pressionar as autoridades contra medidas injustas e contra a omissão. Por isso abaixo-assinados, manifestações e campanhas em locais públicos, e-mails, cartas, fax para nossos governantes, deputados, vereadores e senadores são tão importantes", disse o grupo.

Com Folha de São Paulo.

Veja Mais

Deixe um comentário