O prefeito Cícero Almeida (PTB) afirmou ontem que o vereador Walter Pitombo Laranjeiras, o Toroca (PTB), será o novo secretário de Governo do município. Ele substituirá Eduardo Canuto (PV), que solicitou seu retorno à Casa Mário Guimarães.
Só que a troca vai provocar a entrada de um novato na política: Carlos Willams dos Santos Tenório (PTB), segundo suplente da coligação entre PTB – PP (PP/PTB), nas eleições de 2004.
O exercício do mandato de Carlos Tenório será fruto de um acerto entre o prefeito Cícero Almeida e o deputado federal eleito, Francisco Tenório (PMN), que é tio de Carlos Tenório.
Segundo o presidente da Câmara, Arnaldo Fontan (PFL), caso a posse de Toroca aconteça até 31 de dezembro, o vereador Geroge Sanguinetti assume a vaga em definitivo ainda neste ano. Independente de negociações, Sanguinetti, que é primeiro suplente na coligação, retorna à Câmara no próximo ano, no lugar de Marcelo Victor (PTB), eleito deputado estadual.
Já com a ida de Toroca para a secretaria de Governo do município, o segundo suplente da coligação, Carlos Tenório, que obteve 4.062 votos assumirá, em fevereiro, após o recesso da Câmara, a cadeira de titular pela primeira vez.
Outras novidades
Além de Sanguinetti e Carlos Tenório, mais três vereadores assumem o mandato. Com a eleição de Cristiano Matheus (PFL), o suplente João Mendes (PFL) assume em definitivo, o mesmo acontecendo com Tereza Nelma (PSB), que entra no lugar de Gerônimo Ciqueira, eleito deputado federal e Thomaz Beltrão (PT), ocupando a cadeira de Judson Cabral (PT), eleito deputado estadual.
Ao todo, o ano de 2007 vai começar com quatro novos vereadores – em definitivo – e um suplente novato.