O governador de Alagoas, Luís Abílio (PDT), voltou a falar sobre os números do Estado de Alagoas, durante a última troca de guarda de sua gestão. De acordo com Abílio, “todos os alagoanos podem ter a certeza de quem o governo prestará contas e vai cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”.
Abílio colocou ainda que os números serão todos entregues ao futuro governador eleito Teotônio Vilela Filho (PSDB) assim que as contas estiverem fechadas. “Sabemos que Teotônio terá dificuldades de administrar Alagoas. Como seria com qualquer outro que fosse eleito. Ele terá que trabalhar muito, mas temos a certeza do dever cumprido, pois estamos entregando um Estado bem melhor do que o que foi recebido por Ronaldo Lessa, no início de sua gestão”, enfatizou Abílio.
O governador destacou o fato de que Alagoas é um Estado pobre e ainda muito dependente dos recursos do Governo Federal, por esta razão fez questão de agradecer o apoio de todos os que se envolveram com a “reconstrução de Alagoas”. “Este governo cumpriu o seu papel, que foi o de parceiro da sociedade, que tantas vezes esteve aqui nesta praça (Praça Floriano Peixoto) reivindicando melhoras salariais, condições de trabalho, entre outros protestos. Na medida do possível atendemos a todos. A prova disto é que não temos hoje aqui nenhum protesto e que saímos do governo com uma gestão aprovada por cerca de 70% dos alagoanos”, discursou.
Detran
Abílio fez um balanço positivo do Governo de Alagoas. “As criticas ocorreram, como em qualquer governo, mas elas foram pontuais”, destacou o governador. Quanto às crises enfrentadas no fim do governo – como a aberta pelas declarações de Vilela durante a transição e as denúncias envolvendo o Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran) – o governador colocou que tudo foi tratado com bastante transparência.
Em relação ao Detran, o governador Luis Abílio disse que vai esperar os resultados da auditoria que está sendo feita no órgão e que ouvirá as explicações do diretor João Marinho. “Os técnicos da Controladoria Geral do Estado estão trabalhando e apresentarão um relatório isento, pois sequer estou tendo contato com eles, para que trabalhem de forma livre. Assim, com o resultado em mãos poderemos tomar as decisões mais acertadas”, destacou o governador.
As denúncias no Detran envolvem uso irregulares de verbas e gastos excessivos com festas, materiais de limpeza e – recentemente – foi apontado carros desemplacados que estariam sendo usados pelo órgão, sem pagar IPVA e outras taxas, cobradas pelo próprio Detran. O funcionário de carreira responsável pelo controle de finanças já foi afastado – conforme o diretor João Marinho – e os técnicos da Controladoria assumiram a função deste.