Acontece nesta terça-feira (19), no Hotel Sete Coqueiros, a última oficina de trabalho para a implantação do Programa de Redesenho Organizacional da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU). O encontro está marcado para as 8h e contará com a presença do superintendente da SMCCU, Edinaldo Marques, dos servidores do órgão além de representantes do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e da Secretaria da Unidade Executora Municipal, órgãos envolvidos com o programa.
O treinamento que teve inicio em abril deste ano, visa com a implantação do Redesenho – reorganizar toda estrutura do órgão a partir de pontos considerados críticos, transformando-o em um modelo – uma verdadeira referência em gestão eficiente e eficaz para todo o Brasil. Com isso, a SMCCU será pioneira em caráter de gestão pública a implantar esta reestruturação organizacional. O treinamento que envolve também a Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS), faz parte do plano Estratégico Municipal para Assentamentos Subnormais (Pemas), elaborado em 2001 financiados com recursos do Programa Habitar Brasil/BID.
Segundo os técnicos responsáveis pelo Projeto de Redesenho, durante a realização da última oficina de trabalho será entregue um manual de procedimentos operacionais para a SMCCU. O manual – que foi elaborado por diretores, coordenadores, técnicos e servidores que ocupam funções-chave no órgão, pretende melhorar a qualidade e agilidade dos serviços prestados à população. Isso porque, dentro dos procedimentos estabelecidos foram concentradas ações para diminuir a burocracia, eliminar desperdícios, o tempo na execução de tarefas e melhorar a comunicação interna e externa.