Os 15 integrantes da Associação dos Artesãos da Barra de Camaragibe, povoado de Passo de Camaragibe, no Litoral Norte do Estado, já contam com um ponto para a comercialização do artesanato produzido na região.
Trata-se de um quiosque construído à base de troncos de coqueiro, financiado pelo governo do Estado, por meio do Fundo de Microcrédito de Alagoas (Funcred), em parceria com a Prefeitura do município e o Programa de Arranjos Produtivos Locais – APL Turismo Costa dos Corais.
O quiosque funciona no Mirante da Barra de Camaragibe, o local mais freqüentado pelos turistas e alagoanos que visitam o povoado. Segundo explicou a secretária gestora do Funcred, Genilda Leão, o quiosque vem atender uma reivindicação dos artesãos, que se queixavam da falta de um local onde pudessem expor e vender as pecas produzidas por eles.
“Nós estamos entregando esse quiosque, mas, a partir de agora, são vocês que vão tomar conta e garantir o sucesso desse empreendimento", destacou a secretária.
Agora, além da bela visão do mar que o mirante da Barra proporciona, os visitantes também têm a oportunidade de conhecer o rico artesanato produzido pelos nativos da região. São almofadas bordadas com detalhes de miçanga, moda praia, bolsas e chapéus de tricô; utensílios de decoração à base de casco de coco e sandálias confeccionadas em couro com detalhes de fibra da bananeira, entre outras peças, que chamam atenção pelo design e qualidade do acabamento.
Durante a solenidade de inauguração do quiosque, ocorrida na segunda-feira, 18, os artesãos não conseguiam esconder a satisfação de ver a atendida a reivindicação. A presidente da associação, Libiana Silva Santos, agradeceu ao governo do Estado por confiar na capacidade dos artesãos em fazer da atividade uma fonte de renda. "Estaremos sempre unidos e apoiando uns aos outros, para que a nossa atividade dê certo", enfatizou a artesã.
A prefeita de Passo de Camaragibe, Márcia Coutinho, destacou que o quiosque é mais uma conquista dos artesãos. O coordenador do APL Costa dos Corais, Luís Fernando, também participou da cerimônia, bem como a técnica do Funcred responsável pelo monitoramento do projeto, Márcia Palmeira.
O quiosque é mais uma ação de apoio à comercialização, em beneficio dos artesãos da Barra de Camaragibe que participaram do Projeto “O que é que o Litoral Norte Faz”, desenvolvido pelo Funcred em parceria com o Banco do Cidadão, PAPL e Prefeituras de cinco municípios: Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.
Genilda destacou a parceria da prefeitura de Passo de Camaragibe, por ter contribuído com a construção do quiosque e permitido a instalação do mesmo no Mirante da Barra de Camaragibe, inclusive com a emissão do alvará. “O quiosque vai servir de vitrine para o artesanato produzido na região e gerar renda para as pessoas que sobrevivem da atividade”, observou a secretária.
Segundo Genilda, o projeto “O que é que o Litoral Norte Faz” capacitou 269 artesãos dos cinco municípios, com duração de seis meses, garantindo a realização de cursos de qualificação do artesanato, associativismo, empreendedorismo e gestão de negócios. O objetivo do governo do Estado é preparar a população do Litoral Norte diante da perspectiva de ampliação do mercado turístico na região, com a implantação de empreendimentos hoteleiros, possibilitando a oportunidade de geração de renda.
Além de promover a capacitação, o Funcred continua monitorando o projeto, garantindo apoio à organização dos artesãos com incentivo à formação de associações e apoio à comercialização, contribuindo para a participação em feiras e eventos turísticos onde é permitida a venda dos produtos.