Funcred garante quiosque para os artesãos da Barra de Camaragibe

AssessoriaAssessoria

Os 15 integrantes da Associação dos Artesãos da Barra de Camaragibe, povoado de Passo de Camaragibe, no Litoral Norte do Estado, já contam com um ponto para a comercialização do artesanato produzido na região.

Trata-se de um quiosque construído à base de troncos de coqueiro, financiado pelo governo do Estado, por meio do Fundo de Microcrédito de Alagoas (Funcred), em parceria com a Prefeitura do município e o Programa de Arranjos Produtivos Locais – APL Turismo Costa dos Corais.

O quiosque funciona no Mirante da Barra de Camaragibe, o local mais freqüentado pelos turistas e alagoanos que visitam o povoado. Segundo explicou a secretária gestora do Funcred, Genilda Leão, o quiosque vem atender uma reivindicação dos artesãos, que se queixavam da falta de um local onde pudessem expor e vender as pecas produzidas por eles.

“Nós estamos entregando esse quiosque, mas, a partir de agora, são vocês que vão tomar conta e garantir o sucesso desse empreendimento", destacou a secretária.

Agora, além da bela visão do mar que o mirante da Barra proporciona, os visitantes também têm a oportunidade de conhecer o rico artesanato produzido pelos nativos da região. São almofadas bordadas com detalhes de miçanga, moda praia, bolsas e chapéus de tricô; utensílios de decoração à base de casco de coco e sandálias confeccionadas em couro com detalhes de fibra da bananeira, entre outras peças, que chamam atenção pelo design e qualidade do acabamento.

Durante a solenidade de inauguração do quiosque, ocorrida na segunda-feira, 18, os artesãos não conseguiam esconder a satisfação de ver a atendida a reivindicação. A presidente da associação, Libiana Silva Santos, agradeceu ao governo do Estado por confiar na capacidade dos artesãos em fazer da atividade uma fonte de renda. "Estaremos sempre unidos e apoiando uns aos outros, para que a nossa atividade dê certo", enfatizou a artesã.

A prefeita de Passo de Camaragibe, Márcia Coutinho, destacou que o quiosque é mais uma conquista dos artesãos. O coordenador do APL Costa dos Corais, Luís Fernando, também participou da cerimônia, bem como a técnica do Funcred responsável pelo monitoramento do projeto, Márcia Palmeira.

O quiosque é mais uma ação de apoio à comercialização, em beneficio dos artesãos da Barra de Camaragibe que participaram do Projeto “O que é que o Litoral Norte Faz”, desenvolvido pelo Funcred em parceria com o Banco do Cidadão, PAPL e Prefeituras de cinco municípios: Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.

Genilda destacou a parceria da prefeitura de Passo de Camaragibe, por ter contribuído com a construção do quiosque e permitido a instalação do mesmo no Mirante da Barra de Camaragibe, inclusive com a emissão do alvará. “O quiosque vai servir de vitrine para o artesanato produzido na região e gerar renda para as pessoas que sobrevivem da atividade”, observou a secretária.

Segundo Genilda, o projeto “O que é que o Litoral Norte Faz” capacitou 269 artesãos dos cinco municípios, com duração de seis meses, garantindo a realização de cursos de qualificação do artesanato, associativismo, empreendedorismo e gestão de negócios. O objetivo do governo do Estado é preparar a população do Litoral Norte diante da perspectiva de ampliação do mercado turístico na região, com a implantação de empreendimentos hoteleiros, possibilitando a oportunidade de geração de renda.

Além de promover a capacitação, o Funcred continua monitorando o projeto, garantindo apoio à organização dos artesãos com incentivo à formação de associações e apoio à comercialização, contribuindo para a participação em feiras e eventos turísticos onde é permitida a venda dos produtos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário