O governador Luis Abílio homologou o decreto de situação de emergência de dez municípios alagoanos atingidos pela seca. A documentação, inclusive, já foi encaminhada ao governo federal, habilitando estas cidades a receberem recursos federais para minimizar os efeitos da estiagem que assola o Semi-Árido alagoano há cinco meses.
“Em parceria com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil fizemos a vistoria necessária para o encaminhamento do processo de situação de emergência”, frisou o comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Jair Cordeiro.
De acordo com ele, outras 13 cidades alagoanas também estão com a situação de emergência decretada, mas estão com o processo de vistoria em andamento, conforme exige o procedimento para que tenha a homologação do governo do Estado, e que a documentação seja encaminhada ao governo federal.
“Dos 102 municípios de Alagoas, 80% já implantaram suas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, uma das exigências do governo federal para que o processo de situação de emergência seja concretizado”, completou o comandante.
As 10 cidades alagoanas beneficiadas são Água Branca, Santana do Ipanema, Inhapi, Canapi, Carneiros, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Mata Grande, Olho d’ Água do Casado e Senador Rui Palmeira.