Pessoas com deficiência auditiva terão atendimento diferenciado na Caixa Econômica Federal, que implantou hoje (27) uma Central de Atendimento aos Surdos (CAS).
O serviço é gratuito e, por meio do telefone 0800-782-4462, possibilitará o acesso a consultas e serviços de cartões de crédito. Para utilizar o sistema, é necessário que o cliente faça a ligação de um telefone adaptado com o dispositivo TDD, oferecido por empresas de telefonia.
O aparelho possui um teclado e um pequeno monitor de cristal líquido, semelhante ao do computador, mas menor. Por meio do sistema, os deficientes auditivos podem se comunicar com os operadores por escrito e ler as respostas. Os clientes da instituição estarão aptos a realizar todas as operações necessárias para a manutenção do cartão de crédito, como consultar o limite disponível, a data de vencimento ou o valor da fatura.
“Uma das missões da Caixa é promover a inclusão social das pessoas que possuem qualquer tipo de deficiência, e o surdo é uma delas. Na nossa missão de promover o bem-estar da sociedade brasileira, os surdos estão incluídos", disse o superintendente nacional de Administração de Cartões, Milton Krüger.
Ele também destacou que o sistema é novo e, por isso, ainda deverá precisar de alguns ajustes.
O Dispositivo para Surdo (TDD) foi lançado em 2001 e atende a uma recomendação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), órgão do Ministério da Justiça.