Em função de problemas técnicos em sua Unidade Móvel, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) cancelou a coleta externa da Praça Deodoro, no Centro, mas as doações podem ser feitas em sua sede, no bairro do Trapiche, até às 19 horas.
Entretanto, para evitar transtornos para os candidatos à doação, a coordenação geral do órgão disponibilizou suas viaturas para transportar os doadores que compareceram, durante a manhã à Praça Deodoro, para a sede do Hemoal.
E a coordenação geral faz um apelo para que a população possa comparecer ao Hemoal para se candidatar à doação, uma vez que a demanda de transfusões deve ultrapassar o percentual computado no feriadão de Natal. Para se ter uma idéia, apenas a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, nos três dias do feriado, consumiu cerca de 65% do sangue coletado no Hemoal.
Além de funcionar até ás 19 horas e não ter fechado para o almoço, o Hemoal estará aberto amanhã, a partir das 8 horas, quando uma equipe de coleta estará a postos para receber os candidatos à doação, já que a instituição ficará aberta ao público até o meio dia.
Precaução
Com essas medidas, a coordenação geral do Hemoal espera não apenas estabilizar o estoque de sangue da Hemorrede, mas, principalmente, fazer com que o percentual de sangue a ser transfundido esteja acima da média, para atender a demanda do feriadão.
E a coordenadora geral do Hemoal, médica Alexandra Ludugero, lembra que os interessados em tornarem-se doadores de sangue devem ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar, no mínimo, 50 kg, além de não terem contraído doença de chagas, AIDS, sífilis e hepatite após os 10 anos.
“Também é imprescindível que os candidatos à doação compareçam ao Hemoal portando um documento de identificação com foto, além de estarem bem alimentados e, quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, é estipulado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, esclarece.