A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública de Maceió (Sima) divulgou o balanço do prejuízo relacionado a furto de material este ano. De janeiro até agora, de acordo com o superintendente José Maurício Cansanção, o órgão perdeu aproximadamente R$ 347.475,62 com roubo de projetores, cabos, lâmpadas, dentre outros materiais.
Os furtos aconteceram praticamente o ano inteiro e em vários bairros de Maceió. A incidência foi maior, porém, no Farol, no Sítio São Jorge, no Pontal da Barra, no Benedito Bentes e no Jacintinho. Segundo relatório da Sima, nove projetores de 150 watts, por exemplo, foram furtados no Parque Gonçalves Ledo, no Farol, em novembro.
Já no Viaduto Ib Gatto Falcão, no Poço, também no mesmo mês, foram roubados 360 metros de cabo e três contadores. Na Avenida Assis Chateaubriand, no Pontal da Barra, de julho a novembro, foram roubados 4.270 metros de cabos. Na Álvaro Otacílio, na Jatiúca, de setembro a dezembro, foram furtados 1340 metros de cabos de cobre.
Também foram roubados cabos nos seguintes locais: 40 metros de cabo de alumínio na Avenida Fernandes Lima; 60 metros de cabo de cobre no Corredor Vera Arruda; 47 metros de cabo de alumínio na Rua Oswaldo Crus, na Chã da Jaqueira; 400 metros de cabo de cobre na Avenida Antônio Gouveia; 50 metros na Praça da Maravilha; 140 metros de cabo de cobre no Mirante Ambrósio Lima; 1200 metros na Ponte Divaldo Suruagy; 290 metros no Benedito Bentes, dentre outros locais.
Mas os furtos não pararam nos cabos. Vinte e oito lâmpadas metálicas foram roubadas na Avenida Antônio Gouveia; 20 na Grota Santo Onofre, além de três condutores no Viaduto Ib Gatto Falcão.