Franck Caldeira confirma o favoritismo e ganha a São Silvestre

Nem a chuva atrapalhou o favoritismo de Franck Caldeira na corrida de São Silvestre. O mineiro de 23 anos, com extrema tranqüilidade, conquistou neste domingo o título da prova com o tempo de 44min06. Assim, pela primeira vez na história, o Brasil se tornou campeão tanto no masculino quanto no feminino, uma vez que no começo da tarde Lucélia Peres ganhou entre as mulheres.

Apontado como o principal nome na corrida, Caldeira assumiu a liderança da prova no início do Minhocão, no quinto quilômetro da corrida. Ele foi marcado de perto pelo também brasileiro Ubiratan José dos Santos nos dois quilômetros seguintes. A partir daí, disparou.

A briga então ficou pela segunda colocação. A medalha de prata ficou com o também brasileiro Clodoaldo Gomes da Silva, que conseguiu uma arrancada na Av. Brigadeiro Luis Antônio. Em terceiro outro atleta do país, Paulo Alves dos Santos.

Desde que a prova admitiu a presença de atletas estrangeiros, em 1947, Caldeira se tornou o sexto brasileiro a ganhar a corrida. Antes dele já haviam vencido José João da Silva (1980 e 1985), João da Mata (1983), Ronaldo da Costa (1994), Émerson Iser Bem (1997) e Marilson Gomes dos Santos (2003 e 2005).

Com a ausência de Marilson e de Vanderlei Cordeiro de Lima, os dois principais maratonistas do Brasil, e dos quenianos Robert Cheruyiot e Paul Tergat, atletas estrangeiros com maior sucesso nos últimos anos da prova, Caldeira largou com um amplo favoritismo.

A temperatura amena, de cerca de 21ºC, ajudou ainda mais o brasileiro, que manteve o ritmo durante toda a prova, apesar da chuva, que não deu trégua em nenhum momento.

Confira a relação dos cinco primeiros colocados
1. Franck Caldeira (BRA) – 44min06s
2. Clodoaldo Gomes da Silva (BRA) – 45min13s
3. Paulo Alves dos Santos (BRA) – 45min16s
4. Javier Guarin (COL) – 45min20s
5. João N’Tyamba (ANG) – 45min21s

Fonte: UOL

Veja Mais

Deixe um comentário