Antes mesmo de tomar posse como governador de Alagoas, nesta segunda-feira, dia 1º, o governador eleito Teotônio Vilela Filho (PSDB), promove a primeira mudança em sua equipe de secretários. Osvaldo Viégas, ex-diretor do Sebrae em Alagoas que havia sido anunciado para a Secretaria de Ciência e Tecnologia durante a coletiva que Téo Vilela concedeu na Associação Comercial de Maceió, no dia 19 de dezembro, passa a ocupar a Secretaria de Cultura.
Para o lugar de Viégas foi indicado o nome da ex-prefeita de Maceió, Kátia Born, que ficou na primeira suplência de deputada federal na coligação formada por PSB e PDT. Inicialmente ao PSB de Kátia havia sido oferecida a Secretaria da Mulher, Minorias e Cidadania, mas o partido rejeitou sob o argumento de que preferia ocupar a Secretaria de Ciência e Tecnologia por ser a mesma área que o partido comanda em nível nacional no ministério do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A ida de Osvaldo Viégas para a Cultura tira o PCdoB da estrutura de governo. O atual secretário Paulo Poeta foi indicado pelo partido, logo após a renúncia de Ronaldo Lessa e a posse de Luís Abílio de Sousa. No governo que começa a partir desta segunda-feira, 1º, Teotônio reduziu a estrutura governamental de 46 para 17 secretarias que foi criada no segundo governo Ronaldo Lessa (2003/2006). A maioria das secretarias criadas por Lessa servia apenas como cabide de emprego.
Téo também aproveita poucos auxiliares do ex-governador que foi candidato ao Senado e acabou derrotado pelo ex-presidente Fernando Collor. Dos auxiliares de Lessa, apenas Wedna Miranda e a ex-prefeita Kátia Born, serão aproveitados no novo governo que começa no primeiro dia de 2007.
Os novos secretários
Administração – André Varjas
Agricultura – Alexandre Toledo
Assistência Social – Solange Bentes Jurema
Ciência e Tecnologia – Kátia Born
Comunicação – Rodrigo Cavalcante
Cultura – Osvaldo Viégas
Defesa Social – General Sá Rocha
Desenvolvimento Econômico – Luiz Otávio Gomes
Educação – Fábio Farias
Fazenda – Fernanda Vilela
Gabinete Civil – Álvaro Machado
Infra-Estrutura – Adeilson Bezerra
Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Jorge Brizeno
Mulher, Minorias e Cidadania – Wedna Miranda
Planejamento – Sérgio Moreira
Saúde – André Valente
Trabalho – Regis Cavalcante
Turismo – Virgínio Loureiro