Corinthians e Palmeiras entram em campo neste domingo para fazer o primeiro clássico da temporada. E o confronto vem justamente após uma semana tensa nos bastidores envolvendo os dois arquirrivais, com direito a troca de farpas públicas do presidente Mário Gobbi, revoltado pelo veto à torcida alvinegra no confronto.
O mandatário alvinegro esbravejou o quanto pôde até obrigar a Federação Paulista de Futebol a liberar a venda de ingressos aos visitantes. A FPF havia vetado a presença dos corintianos por determinação do Ministério Público, mas o chilique de Gobbi, aliada a uma ação movida pelo Corinthians na Justiça, foram cruciais.
"O presidente da FPF não teve pulso de tratar o Corinthians com o respeito que merece. O Corinthians é a maior torcida do Brasil. A maior audiência de São Paulo. Tomamos um ‘passa moleque’ da FPF e do presidente do Palmeiras. Só há uma forma de retratação: dar os ingressos do Corinthians", bradou Gobbi, em entrevista histórica na última sexta.
"’Tudo que lutamos para acalmar Corinthians x São Paulo está indo para Corinthians e Palmeiras’, eu disse ao Paulo Nobre. Fico muito triste com o Paulo Nobre. Tinha como um amigo, um dirigente leal. Tive na minha mão o Alan Kardec. Não contratei em respeito ao Paulo Nobre. Mas armar isso aqui por causa de um prejuízo de 12 mil cadeiras… Me sinto traído", continuou o corintiano.
A bronca de Gobbi era referente ao fato de que, segundo o corintiano, Nobre visava apenas o lucro ao vetar a torcida alvinegra, já que a polícia não ia precisar deixar os tradicionais espaços vazios para evitar tumultos. Acuado após a entrevista bombástica do adversário, o cartola palmeirense preferiu minimizar e chamou-o até de "amigo".
"O Palmeiras reitera o seu respeito pelo presidente Mário Gobbi e pelo Sport Club Corinthians Paulista, com os quais sempre manteve um excelente relacionamento, como comprovaram os casos Alan Kardec e Dudu. O presidente Paulo Nobre reafirma seu apreço pessoal pelo presidente Mário Gobbi e entende perfeitamente o momento de pressão vivido por seu amigo", avisou Nobre, em nota oficial.
Assim, com o clima quente, Palmeiras e Corinthians fazem o primeiro Derby do novo Allianz Parque, antigo Palestra Itália, em duelo válido pelo Campeonato Paulista. A partir das 17h, com presença de torcedores alviverdes e alvinegros, os arquirrivais decidem em campo as diferenças.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X CORINTHIANS
Local: Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 8 de fevereiro de 2015, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Anderson Jose de Moraes Coelho (SP)
Palmeiras: Fernando Prass; Lucas, Tobio, Vitor Hugo e Zé Roberto; Renato e Gabriel; Allione, Alan Patrick e Dudu; Leandro Pereira. Técnico: Oswaldo de Oliveira
Corinthians: Cássio; Edílson, Edu Dracena, Gil e Fábio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Petros, Danilo e Mendoza; Guerrero. Técnico: Tite