Na manhã de terça-feira (10), a partir das 10h, a Braskem vai realizar um simulado de emergência em seu terminal marítimo, na Praia do Sobral, em Maceió. A ação é promovida uma vez por ano e tem como objetivo treinar as equipes de emergência na contenção de danos em caso de acidentes no mar. A simulação vai envolver profissionais da empresa e de instituições como a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) e Instituto do Meio Ambiente (IMA) e também empresas parceiras, como a Hidroclean Proteção Ambiental.
Durante o treinamento, será simulada uma colisão do navio Maceda com o cais, no momento de uma manobra de atracação. O reservatório de óleo lubrificante da embarcação será supostamente rompido e causará um vazamento de até 20m³ de óleo para o mar, gerando poluição. Na simulação está prevista a ruptura do mangote do navio, mangueira utilizada em embarcações para aspirar água, com a ocorrência de vazamento de até 36,67 toneladas de soda cáustica para o mar. No exercício também constará o socorro de uma suposta vítima.
Paulo Márcio Tibana, Gerente de Produção da Braskem, destacou que durante todos os anos de operação nenhum incidente foi registrado no terminal, o que torna a simulação para prevenção de acidentes no mar ainda mais relevante. “Além de atender ao requisito legal, esse tipo de ação deixa a equipe de proteção ambiental mais preparada para realizar os procedimentos adequados, em caso de um eventual incidente”, frisou.
Ao realizar o simulado de emergência, a Braskem atende à Resolução 398/2008 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a qual dispõe o conteúdo mínimo do Plano de Emergência Individual (PEI), criado para incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional, e que tenham origem em instalações portuárias. O simulado também cumpre as Normas Regulamentadoras nº 29 e nº 35, que orientam sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho.
Sobre a Braskem
Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.