Membros da Comissão do Programa Mais Médicos em Alagoas discutiram o planejamento de ações para 2015 destinado aos profissionais que aderiram ao programa. Na ocasião, foi debatida a questão do acolhimento que será realizado aos 53 médicos, que irão atuar em 27 municípios alagoanos. A reunião aconteceu na terça-feira (10), na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Maceió.
Segundo o Ministério da Saúde, os profissionais contemplados na primeira chamada do edital têm de 11 a 20/2, exceto o período de Carnaval, para se apresentarem nos municípios. A expansão da iniciativa priorizou os municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica, além de integrar os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).
O Programa Mais Médicos, lançado em 2013 pelo governo federal, ampliou à assistência na atenção básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Atualmente, Alagoas conta com a atuação de 192 profissionais do Mais Médicos e 30 do Provab, atuando em 57 municípios.
Os municípios contemplados com a adesão dos profissionais de acordo com o Edital Nº 001/2015 foram Arapiraca, Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Campo Alegre, Campo Grande, Delmiro Gouveia, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Japaratinga, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maceió, Marechal Deodoro, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Monteirópolis, Piaçabuçu, Porto Calvo, Rio Largo, São Jose da Laje, São Sebastião, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa.
A reunião contou com a participação da assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Lizianne Rodrigues; da coordenadora do Programa Mais Médicos em Alagoas, Ivana Pita; Felipe Sarmento e Pâmela Mascarenhas do Provab; Adriano Pedrosa do Mais Médicos; Cláudia Cerqueira, diretora de Atenção Básica da Sesau; e Shirley Araújo do Ministério da Saúde.