Para mobilizar a sociedade e sensibilizar os motoristas para o respeito às leis de trânsito durante o Carnaval, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (12), no trevo de acesso a Marechal Deodoro, campanha educativa com o tema: “Carnaval é para curtir. Se beber não vá dirigir”.
A ação ocorreu porque, segundo as estatísticas da Sesau, a mistura de álcool e direção ainda é responsável por um grande número de mortes e feridos. E grande parte desses sinistros acontece durante as festas de Carnaval, onde o consumo de bebidas alcoólicas aumenta significativamente.
De acordo com estatísticas do Hospital Geral do Estado (HGE), somente nos últimos cinco anos, a unidade atendeu mais de 600 vítimas de acidentes de trânsito no período do Carnaval. Apenas no ano passado, foram 41 casos de colisão, 22 de atropelamento, 18 de capotamento e 67 de acidente de moto.
De acordo com o coordenador do Comitê Estadual do Trânsito, Eloy Yanes, conscientizar os condutores sobre os cuidados que devem ser adotados ao dirigir, é importante para reduzir o número de acidentes. Isso porque, segundo ele, após ingerir bebida alcoólica, é necessário entregar o veículo a outro condutor ou utilizar táxis e ônibus.
“O uso de bebidas alcóolicas é responsável por graves tragédias e por cerca de 30% de todos os acidentes de trânsito. A gestão estadual de saúde pretende, com essa campanha, educar os alagoanos e turistas, para que os índices de acidentes de trânsito sejam reduzidos durante o Carnaval”, destacou o coordenador.
Durante a ação, foram distribuídos 4 mil abanadores, lixeiras para automóveis e material informativo sobre os perigos da mistura direção e álcool. Eloy Yanes ressaltou que todo o material foi confeccionado para mostrar ao cidadão alagoano que beber e dirigir pode destruir vidas.
“O Carnaval é um momento de descontração e diversão em todo o País. Os cidadãos alagoanos devem cumprir seu papel, não permitindo que sua diversão acarrete em dor e angústia”, explicou o coordenador, ao informar que o material informativo também está sendo distribuído em outros municípios de grande movimentação no Carnaval, a exemplo de Penedo, Maceió e Barra de São Miguel.