A partir da manhã desta sexta-feira (13), a Polícia Civil de Alagoas, iniciou o planejamento operacional da instituição para o período carnavalesco de 2015.
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, toda a estrutura organizacional das unidades policiais do interior do Estado e centrais de flagrantes da capital será disponibilizada, ao todo serão 22 delegacias plantonistas, bem como todo o efetivo será mobilizado e orientado quanto à postura operacional a ser adotada nos trabalhos do período momesco.
Em Maceió, funcionarão duas delegacias plantonistas durante todas às 24 horas, neste caso até a quinta-feira (19) posterior aos festejos. As plantonistas estão localizadas na Central de Flagrantes 1, na Avenida Fernandes Lima, no Farol, e na Central de Flagrantes 2, no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), situado na Avenida Gustavo Paiva, no bairro Mangabeiras.
No interior, as plantonistas funcionarão nas delegacias regionais (Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Batalha, Arapiraca, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Penedo, Matriz do Camaragibe, União dos Palmares, Viçosa e Novo Lino).
Além destas, mais nove delegacias plantonistas estarão funcionando excepcionalmente nas cidades onde ocorre maior movimentação de foliões: Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Paripueira, Piranhas, Pão de Açúcar, Traipu, Coruripe, Maragogi, Atalaia.
Para custear o deslocamento dos policiais, diárias referente ao período do Carnaval 2015, foram depositadas na conta do servidor, como também o valor da alimentação referente ao mês de fevereiro.
O Departamento de Informática e Estatística da PC (Deinfo), coordenado pelo delegado Aydes Porciano, vai funcionar durante todo o período e confeccionará dois boletins diariamente com todas as ocorrências, que serão entregues ao delegado-geral.
Com isso, Paulo Cerqueira, mais uma vez, ressaltou a importância do registro de ocorrências no prazo de 24 horas. "É essencial que o Boletim de Ocorrência seja feito dentro deste prazo, assim teremos dados consistentes, o que viabiliza que sejam definidas estratégias de ações e planejamento operacional” esclareceu.
De acordo com departamento de transporte da instituição, cerca de 250 viaturas serão utilizadas, sendo veículos oficiais, locados e cedidos por outros órgãos.