No Barcelona, já é possível dizer que Neymar é maior que Maradona. Pelo menos nos gols. Neste domingo, pelo Campeonato Espanhol, o brasileiro abriu o placar da goleada por 5 a 0 sobre o Levante, no Camp Nou, em um lance nada típico: pegou literalmente de canela na bola e acabou encobrindo o goleiro Mariño. Pode não ter sido o gol mais bonito da carreira do atacante, mas foi suficiente para chegar a 39 com a camisa do time catalão, um a mais do que conseguiu Maradona em dois anos na equipe. Veja como foi o jogo em detalhes.
O passe para o gol de Neymar foi de Lionel Messi, que ainda fez outros três gols na partida: dois com o pé direito e um de pênalti. O mais bonito do jogo, porém, foi o quinto, de Luis Suárez, que começou no banco – o uruguaio aproveitou cruzamento de Adriano, saltou bonito e mandou para a rede de meia-bicicleta. Esta foi a quinta vez em que Neymar, Messi e Suárez marcaram gols no mesmo jogo.
A vitória levou o Barcelona para 56 pontos, apenas um atrás do líder Real Madrid, que no último sábado superou o Deportivo La Coruña por 2 a 0. Na próxima rodada, os catalães jogam novamente em casa, contra o Málaga; e na terça-feira seguinte (24), voltam suas atenções para as oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Manchester City, na Inglaterra. Já o Levante, com 19 pontos, segue na zona de rebaixamento do Espanhol.
O jogo também serviu para aproximar Messi de Cristiano Ronaldo na artilharia da competição. Agora, o argentino tem 26 gols contra 28 do português, que não marca há cinco rodadas pelo Real Madrid – sendo que em duas delas ele não entrou em campo por suspensão. O último gol de CR7 foi em 18 de janeiro, quando marcou duas vezes diante do Getafe. Neymar, por sua vez, tem 17 gols.
Mesmo com Suárez no banco e Iniesta de fora por uma gripe, o Barcelona controlou as ações do jogo desde o início contra o fraco Levante. Trocando passes à vontade no campo de ataque, o time abriu o placar logo aos 16min e tomou poucos sustos atrás. Nas poucas vezes em que conseguiu roubar a bola e tentar um contra-ataque, o time visitante errou passes fáceis e sucumbiu à marcação adiantada dos donos da casa.