Na reta final de “Império”, José Alfredo (Alexandre Nero) descobre que, realmente, é o pai de Pedro (Caio Blat), Clara (Maria Clara) e Lucas (Daniel Rocha), dando fim às especulações sobre a paternidade do trio. Depois de descobrir que Silviano (Othon Bastos) foi o primeiro marido de Marta (Lilia Cabral), o comendador exige que os três filhos e o ex-mordomo façam um exame de sangue para identificar os tipos sanguíneos de todos.
Claro que Marta não aceitará isso de bom grado. "Posso ter aprontado algumas contigo lá na empresa. Mas na cama?! Eu sempre te fui fiel!", diz ela. Mas a indignação da imperatriz não dobra o comendador, que depois de discutir com a mulher ainda quer saber: "Vamos, deixa de rodeios e responde à minha pergunta: qual dos nossos filhos é do teu ex-marido?".
A madame chega no ponto: a relação de Zé com o José Pedro. Como o marido insiste que o problema é com o filho mais velho dos dois ("Ele me virou as costas!", reclamará o dono da Império), Marta se dobra: "Então vou acabar com sua dúvida. Vou buscar a prova de que José Pedro, assim como os outros, é teu filho".
A postura agressiva da imperatriz pode até dar a impressão de que ela traiu o marido, especialmente porque, antes de fazer os exames, ela tenta de novo fazer com Zé esqueça do teste. "Vim pra falar muito sério e te pedir pela última vez: desiste dessa ideia absurda de coletar o sangue dos nossos filhos! Já mostrei o resultado dos exames que fizeram lá na maternidade quando eles nasceram….", pede Marta logo depois de o comendador chegar do enterro de Cora (Marjorie Estiano). Mas o magnata está irredutível, e ainda ofende a mulher: "Quem me garante que não mandou forjar pelo menos um deles?".
Em seguida, os técnicos chegam à Império para fazer o exame de DNA. José Pedro é convencido por João Lucas e aparece na sala do pai. Quando Silviano chega, o técnico começa a colher o sangue de todos. Em seguida, sai o resultado, que é lido pelo técnico: "O senhor Silviano temo sangue tipo O. Senhor José Alfredo tem o sangue AB. Dona Marta, o sangue A. João Lucas e Clara têm o sangue B. Quanto a José Pedro, o sangue é AB…".
Aí já é o momento de jogar na cara de Zé Alfredo que ele estava errado. "Igual ao pai, que, portanto, é o Zé Alfredo. Ou seja, não tem como nenhum deles ser filho de Silviano!", diz Marta triunfante.