As fortes chuvas que caíram em Maceió nesta quarta-feira (18) deixaram um rastro de problemas em toda cidade. O nível das águas aumentou no bairro de Ponta Verde e fez com que uma galeria de coleta de esgoto transbordasse a um dos quiosques mais famosos da capital.
O vazamento provocou a abertura de um buraco na areia da praia que acabou atraindo a atenção de turistas. “É muita água e o cheiro de esgoto está insuportável”, denuncia o internauta Saulo Lopes enquanto visitava um dos mais cobiçados cartões-postais da capital.
De acordo com o secretário de Infraestrutura de Maceió, Roberto Fernandes, a situação poderia ter sido pior caso a Prefeitura não liberasse agora pela manhã algumas galerias para evitar enxurradas.
“Nós liberamos a saída de água nesse local porque ameaçava inundar alguns apartamentos da orla. Então todas as saídas de galerias foram liberadas para que a água fosse escoada, já essa aí é de responsabilidade da Casal”, avalia o secretário.
A equipe de reportagem do Alagoas 24 Horas buscou a Casal para falar sobre o ocorrido. De acordo com a assessoria de comunicação, a galeria em questão recebe inúmeros afluentes e normalmente transborda após um período de fortes chuvas. “Com o tempo estiado, a tendência é aquilo ali ir desaparecendo ao longo do dia”, explica o órgão.
A Casal informa ainda que acionou o seu setor de esgoto que deve enviar uma equipe para a localidade com o objetivo de abreviar a situação e minimizar os danos.
Ainda segundo a Defesa Civil, a previsão de chuvas é de 24 horas e deve se prolongar durante a madrugada dessa quinta-feira (19).