O CSA repetiu uma trama que o seu torcedor havia visto no último jogo pelo campeonato alagoano. Após sair perdendo para o ASA, o time do CSA foi buscar o empate em 1 a 1, no Estádio Rei Pelé, no clássico que abriu a 6ª rodada da Copa Alagoas.
Em um jogo que não apresentou a mesma quantidade de gols ou dinamismo dos dois amistosos que as equipes já haviam realizado, o ASA abriu o marcador aos 19 minutos da etapa final, quando Valdanes cobrou um escanteio e Didira desviou de cabeça.
O CSA conseguiu a reação quando tinha um jogador a mais em campo após a expulsão do zagueiro Edson Veneno. Rafael Granja dominou no bico da área, pelo lado esquerdo e alçou na área para Afonso desviar para o gol e empatar a partida.
O resultado garantiu a classificação do CSA para a fase semifinal do Alagoano. Com 9 pontos, o CSA permaneceu na 1ª colocação. O ASA chegou aos sete pontos, mas permaneceu na 3ª colocação. As duas equipes seguem como os únicos invictos na competição.
A última rodada da fase de classificação, o CSA jogara no sertão alagoano contra o Ipanema. Já o ASA recebera em Arapiraca, a equipe do CEO.
O Jogo
Se enfrentando pela 3ª vez nesta temporada, CSA e ASA iniciaram a partida da mesma maneira que os dois jogos anteriores com intensidade.
Na saída de jogo, o ASA encaixou uma jogada ensaiada. A bola foi alçada, Uéderson conseguiu o desvio, mas a bola passou Didira e Everton.
A resposta do CSA surgiu quatro minutos depois. Paulinho descobriu o meia Rafael Granja que entrou na área e na saída do goleiro Marcão, ele bateu tirando do goleiro, mas colocando pelo lado de fora.
Depois de dez minutos intensos com lances de lado a lado, o jogo caiu de ritmo. O ASA dominava as ações, mas pouco concretizava ações em função de buscar o gol.
Aos 21 minutos, o CSA quase marca. Rafael Granja encontrou o zagueiro Breno no meio da área. O defensor azulino cabeceou sozinho e Marcão fez uma bela defesa tirando em cima da linha. Na sobra, Rony desperdiçou mandando para fora.
Depois deste lance, o CSA caiu de rendimento. O ASA começou a surgir de forma mais articulada na parte ofensiva, criando situações e dominando a primeira e a segunda bola.
Trabalhando a bola, o ASA chegava com perigo. Aos 33 minutos, o lateral Gabriel encaixou um bom lançamento, esperto, o atacante Everton fez o corta-luz e apesar de marcado, Alex Henrique chutou no contra pé de Jefferson, que fez uma grande defesa.
O segundo tempo do clássico começou com o ASA trazendo duas novidades com as entradas de Kaique e Valdanes.
O ASA seguia melhor e conseguia chegar com mais perigo. Mas a partida seguia sem lances de perigo ou de grande emoção. Nestas circunstancias, uma jogada ensaiada ou um lance de bola parada acabam decidindo.
E foi justamente nestas circunstancias que o ASA abriu o marcador. Aos 19 minutos, os dois jogadores que entraram no time do ASA foram importantes no gol de abertura do marcador. Valdanes foi para cobrança do escanteio, Kaique ficou travando o goleiro Jefferson e chamando a atenção da defesa. A bola foi alçada e Didira subiu e desviou de cabeça, para marcar e fazer ASA 1 a 0.
Em desvantagem no marcador, o CSA tentou soltar-se mais na partida. Aos 32 minutos, Rafael Granja tentou na cobrança de uma falta em cima de Afonso que causou a expulsão do zagueiro Edson Veneno. Na cobrança, a bola desviou na barreira e não levou perigo.
Mas aos 34, o meia Rafael Granja teve liberdade e com a bola nos pés conseguiu mais uma grande assistência. O camisa 10 do CSA alçou na área, a bola encontrou Afonso, que peixinho, mandou para o fundo da rede empatando a partida: 1 a 1.
Ficha Técnica
CSA 1 x 1 ASA
Campeonato Alagoano – Copa Alagoas – 1ª Fase – 6ª Rodada
Local: Estádio Rei Pelé (Maceió)
Árbitro: Jose Ricardo Laranjeiras
Assistentes: Esdras Mariano e Adeilton Hora
Renda: R$ Publico:
Cartões Amarelos: Marco Antonio (CSA) Uéderson, Cal, Edson Veneno, Didira (ASA)
Expulsões: Edson Veneno (ASA)
Gols: Didira (ASA) 19’ e Afonso (CSA) 34’do 2º tempo
Equipes:
CSA: Jefferson; Breno, Thiago Conceição e Romário; Afonso, Marcos Antônio(Elvis), Elyeser, Rafael Granja e Paulinho; Reinaldo Alagoano e Rony
Técnico: Ronaldo Bagé
ASA: Marcão, Gabriel, Edson Veneno, André Nunes e Fabio Alves; Cal, Max Carrasco, Uéderson(Valdanes), Alex Henrique (Luis Gustavo)e Didira; Everton(Kaique)
Técnico: Vica