A maternidade e unidades neonatais do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, em Maceió, mantêm o quadro de superlotação com todos os leitos ocupados e instalação de leitos extras, mas esta manhã (23/02)não há gestantes acomodadas em macas ou cadeiras no corredor do pré-parto. O setor, que tem 12 leitos, está com três pacientes excedentes aguardando a hora de ter seus filhos.
As enfermarias da maternidade que recebem parturientes (pós-parto) estão com todos os 48 leitos ocupados, um quadro que pode ser alterado no decorrer do dia já que a maternidade é a única que está prestando atendimento à gestantes de alto risco no Estado.
A superlotação na UTI Neonatal do hospital, que na sexta-feira apresentava 18 bebês internados, foi reduzida no final de semana com a transferência de seis pacientes para os hospitais Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio, Santa Maria, em Maceió, e para o hospital de Palmeira dos Índios. Hoje pela manhã, a UTI, que tem 10 leitos oficiais, registra 11 pacientes.
A equipe de profissionais da maternidade continua orientando à população a só procurar o Hospital Universitário no caso da gestante ser de alto risco. As demais (risco habitual) devem buscar assistência nas maternidades conveniadas do SUS em Maceió, como a Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora de Fátima, Hospital e Maternidade Santo Antônio e maternidade do Hospital dos Usineiros.