Com a finalidade de zerar a fila de espera por cirurgias ortopédicas nos próximos 15 dias, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciou, nesta semana, um esforço coletivo para a realização dos procedimentos. A gestão estadual de saúde reforçou o suporte técnico e a equipe de profissionais que atenderão aos pacientes, internados no Hospital Geral do Estado (HGE).
A secretária estadual de saúde, Rozangela Wyszomirska, ressaltou que as ações possuem um caráter perene e que farão parte da estrutura de atendimento ortopédico do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. “Serão realizados três procedimentos por dia, com toda a estrutura clínica e técnica garantidas pela Sesau”, reforçou.
Até esta terça-feira (3), foram contabilizados 46 pacientes aguardando cirurgias que serão realizadas nos próximos 15 dias. “São casos complexos, a exemplo de transplante de fêmur em pacientes idosos, e traumas por acidente de moto e armas de fogo”, explicou o diretor de Atenção Hospitalar da Sesau, ortopedista Rogério Barbosa.
As cirurgias estão sendo realizadas no Hospital Geral do Estado (HGE) e no Hospital do Açúcar. Rogério Barbosa ressaltou que, por meio das novas medidas, o Estado vai diminuir a espera por procedimentos cirúrgicos e impedir que novas filas se formem dentro do sistema. “Trabalhamos para criar uma estrutura capaz de atender a demanda da população com eficiência, agilidade e de forma humanizada”, destacou Barbosa.