O governador Renan Filho, cumprindo agenda em Brasília, nesta terça-feira, participou de reuniões no Ministério da Integração e no Ministério da Fazenda. Em ambos os compromissos, Renan Filho esteve acompanhado de seus secretários e pleiteou investimentos para melhorar as condições dos serviços públicos oferecidos e a qualidade de vida da população alagoana. Ao final dos encontros, o governador se mostrou entusiasmado com a receptividade dos ministros e oportunidades de equilibrar as contas e necessidades do Estado.
Ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, o governador alagoano definiu como principais pautas o plano de trabalho para combate emergencial da seca e o plano de trabalho referente as obras do Canal do Sertão, que emprega cerca de cinco mil pessoas e movimenta a região, já em penúltima fase da obra.
Renan Filho defendeu que o governo federal e Alagoas atuem de forma integrada em um conjunto de ações. Por sua vez, o ministro Gilberto Occhi ressaltou a importância da gestão dos processos, da gestão da qualidade e do tratamento da água em todos os estados e municípios do país. Sobre a continuidade da construção do Canal do Sertão, Occhi garantiu o repasse mensal mínimo de R$ 10 milhões. Ele também informou a decisão de quitar os passivos de novembro e dezembro de 2014.
Outro pleito bastante aguardado pelos alagoanos, em particular, os moradores de Penedo e região é o projeto da ponte Penedo/AL-Neópolis/SE. O governador expôs ao ministro Occhi a importância da obra, que vai beneficiar e desenvolver o Sul do estado.
“Precisamos viabilizar a conclusão de obras fundamentais para que Alagoas avance na velocidade que os alagoanos esperam”, afirmou o governador.
Ao final do encontro, o futuro secretário de Estado de Transportes e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral, aproveitou para tratar de convênios vigentes e da necessidade de liberação de recursos para as obras das rodovias de Matriz de Camaragibe; Chã Preta (AL) à Correntes (PE); além dos trechos do povoado de Folha, em Craíbas até a sede do município; e o povoado Maria Bode, em Delmiro Gouveia.