Após uma sessão tumultuada e de horas de discussão, o projeto de lei que institui o Passe Livre foi aprovado – por unanimidade – na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL). Com a aprovação, o PL será encaminhado ao Governo do Estado para o sanção e publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).
O projeto foi entregue pessoalmente pelo secretário do Gabinete Civil, Fabio Farias, ao parlamento na última sexta-feira, 27. A entrega do projeto ocorreu após a polêmica em torno do protesto de estudantes na frente do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), que resultou em confronto com o Bope.
O projeto foi apresentado na casa em caráter de urgência pelo líder do Governo no parlamento, deputado Ronaldo Medeiros (PT). O pedido havia sido realizado durante a entrega do projeto e acatado pelo presidente da mesa, deputado Luiz Dantas (PMDB).
De acordo com o secretário Fábio Farias, na ocasião de entrega do projeto a ALE, o projeto beneficiará estudantes da rede estadual de ensino, matriculados do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Ainda de acordo com ele, o Estado economizará em torno de R$ 25 milhões, ao ano, uma vez que eram gastos em torno de R$ 50 milhões, ao ano com o aluguel de ônibus escolares.