“Agora a gente não vai ter problemas como antes”. A declaração de alívio é da dona Iraci Vieira, que tem 66 anos e vive há mais de 20 na Rua Augusta. Ela viu a galeria se romper em frente a sua casa, mas agora acompanha a execução da reconstrução da drenagem. Serviços em três pontos do Jacintinho são executados pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Urbanização (Seminfra) e foram vistoriados pelo prefeito Rui Palmeira e equipe na manhã desta quarta-feira (04).
Equipes trabalham na drenagem da Rua Augusta, Rua Pau D’Arco e Rua São Francisco. Além de reparar os danos provocados por fortes chuvas, a medida previne possíveis danos. “Esta á uma das ações que programamos para áreas de grota. Aqui no Jacintinho, estamos com estes serviços minimizando os riscos na região. Estamos trabalhando em ações preventivas pensando no próximo inverno”, salientou o prefeito.
Rui também anunciou ações em outras regiões da cidade, atendendo a demandas. “A chuva representa risco para quem vive nessas regiões, precisamos agir preventivamente. Nas próximas semanas iremos, por exemplo, trocar o pontilhão metálico na Grota do Canaã e reconstruir escadarias e pontilhões em outras várias comunidades”, completou.
Sobre as obras no Jacintinho, Roberto Fernandes, secretário municipal de Infraestrutura, explicou: “Nas chuvas intensas da quarta-feira de cinzas, com o grande volume de águas,três pontos foram afetados aqui no Jacintinho e um desses foi a Rua Augusta. Toda a drenagem foi afetada e tivemos que agir de imediato. Estamos substituindo os tubos antigos e desgastados de concreto pelos de pead, que é uma tubulação moderna e que tem mais durabilidade. Dessa forma, vamos dobrar a capacidade da rede”.
“A população está agradecida e acredita que a Prefeitura ainda fará muito mais pelos moradores do bairro e pela cidade como um todo”, comentou o líder comunitário Robson Lima. E dona Irene endossa que agora vai viver com mais tranquilidade: “Isso é muito bom. Acredito que o serviço vai acabar com esse problema antigo”.
Dinário Lemos, coordenador municipal da Defesa Civil, explicou que “além do monitoramento, equipes do órgão prestaram atendimento imediato nos locais afetados. A Defesa Civil municipal continua atenta”.
O vereador Eduardo Canuto também acompanhou a vistoria e salientou: “Mantemos essa parceria com a Prefeitura porque acreditamos no trabalho da gestão. Temos lutado e vamos continuar lutando para levar cada vez mais serviços que beneficiem a população, seja com recursos próprios ou por meio de parcerias”.
Prevenção
O prefeito também lembrou que em diversos pontos da cidade, os trabalhos de drenagem desenvolvidos pelo município desde o início da gestão mostraram seu resultado. “Uma obra importante que podemos citar é a que foi executada na comunidade do Salvador Lyra. Quem vive no Salvador Lyra sabe bem que qualquer chuva alagava as ruas, a água invadia as casas destruindo móveis e eletrodomésticos. O que se viu é que apesar de todo o volume de chuvas, não houve alagamento no Salvador Lyra”, afirmou.