Uma perseguição das Polícias Civil e Militar que durou cerca de 16 horas prendeu nesta terça-feira, 3, nos municípios de Itabaianinha e Umbaúba, quatro homens acusados de roubar um posto de combustíveis, um estabelecimento comercial e dezenas de pessoas na noite da última segunda-feira no interior do Estado. O bando usava um veículo Kia Sportage, placa NZP-3084, roubado na cidade de Salvador (BA).
Foram presos Aislan Santos Cerqueira, 21 anos, Wellinghton Bispo Ribeiro dos Santos, 22, Leandro Silva dos Santos, 19, e Silvanilson dos Santos Lima, 23, que foi baleado na ação policial e conduzido ao Hospital de Urgência de Sergipe, em Aracaju, onde foi submetido a tratamento e liberado instantes depois. De acordo com o delegado André David, os suspeitos são naturais de Simões Filho (BA) e vieram ao Estado somente para praticar assaltos.
“Eles têm passagem pela polícia baiana pelos crimes de roubo a banco e homicídio, por isso que devido a esse histórico acredito que esta não é a primeira vez que eles agiram no nosso Estado”, explicou.
Segundo o comandante do 6º Batalhão da PM, major Hilário Santana, a perseguição aos infratores iniciou assim que a polícia tomou conhecimento de um roubo a um posto de combustíveis de Estância. “Saímos em direção à cidade de Umbaúba e lá os policiais se depararam com um veículo suspeito, que seguia devagar à procura de mais vítimas. Os policiais agiram e em determinado trecho da rodovia os ocupantes do Kia perderam o controle do veículo e colidiram. O quarteto continuou a fuga a pé, abandonando um revólver calibre 38 e diversos produtos de roubo, inclusive o dinheiro que foi roubado do posto”, disse o oficial.
Dois foram presos no povoado Matinha, em Umbaúba, e os outros dois assaltantes foram encontrados e presos no povoado Sapé, em Itabaianinha. O delegado André David confirma que a ação dos suspeitos foi rápida e precisa tanto que num espaço de duas horas roubaram 26 celulares de pessoas nas ruas e nas lojas dos dois estabelecimentos comerciais.
A escopeta calibre 12 que teria sido usada no assalto não foi encontrada pela polícia. Aislan tem mandando de prisão em aberto por assalto a banco e homicídio, Silvanilson já esteve preso por roubo na Bahia e os demais a polícia ainda investiga o histórico criminal. O revólver calibre 38 apreendido estava quatro munições, sendo duas deflagradas contra os policiais
A proprietária do Kia Sportage já foi contactada pela polícia e confirmou que estava usando um chapéu de praia no momento do crime. O utensílio foi encontrado dentro do veículo. As vítimas que tiveram pertences roubados devem comparecer à Delegacia Regional de Estância para reaver o bem apreendido.