Movimentos agrários lançam ‘ofensiva’ e bloqueiam quatro pontos no Estado

Cortesia/InternautaTrabalhadores rurais bloqueiam trecho em Joaquim Gomes

Trabalhadores rurais bloqueiam trecho em Joaquim Gomes

Trabalhadores rurais sem-terra ligados ao MLST, MST, CPT e MTL realizam mobilizações em vários pontos do Estado na manhã desta terça-feira, dia 10. As ações fazem parte da jornada de luta que teve início no domingo, 8, com a ocupação do prédio do Ministério da Agricultara em Maceió.

Nas primeiras horas da manhã de hoje, 10, trabalhadores rurais ocuparam um trecho da rodovia em Joaquim Gomes. Na AL 101 Norte o bloqueio ocorre na altura de Porto Calvo. Os bloqueios são promovidos pelas mulheres, numa alusão ao 8 de março.

A mobilização questiona a série de ordens de despejo concedida pela Vara Agrária, pedem a regularização dos lotes, infraestrutura nos assentamentos, além de questionarem o sucateamento do Incra.

De acordo com um dos coordenadores da mobilização, as atividades no Estado devem ocorrer até a próxima sexta-feira, com uma agenda que inclui uma audiência com representantes do Governo. Os sem-terra ainda reivindicam a autorização para reforma agrária ao longo do percurso da duplicação do Canal do Sertão.

Em Maceió, os trabalhadores ocupam desde a última semana a sede do Incra. Até às 8h, estavam bloqueadas as BRs 316, em Murici, 101, no trevo da morte, em Atalaia, e, em Joaquim Gomes e a AL 101 norte, em Porto Calvo. Os dois sentidos das vias estão bloqueados com fogo, galhos de árvores e pneus, o acesso a Maceió esta comprometido.

Na tarde desta terça-feira, 10, os manifestantes ocuparam a sede da Eletrobras, na Durval de Góes Monteiro. Eles pedem melhorias na distribuição de energia elétrica no campo.

Veja Mais

Deixe um comentário