Durante a Semana da Justiça pela Paz em Casa, que teve início nesta segunda-feira (9) e segue até o próximo dia 13, serão realizados dois júris em Maceió e um na Comarca de Penedo envolvendo casos de violência contra a mulher.
O primeiro julgamento ocorre no interior, no dia 11, às 9h. O réu Uzemar Leite da Silva Júnior será submetido ao Tribunal do Júri acusado de ser o mandante do crime que vitimou, em agosto de 2012, sua ex-companheira Genilda da Silva, funcionária de um supermercado. A sessão será realizada no Fórum da Comarca e terá à frente o juiz Ygor Vieira de Figueiredo, titular da 4ª Vara de Penedo.
Na Capital, haverá julgamento no mesmo dia, às 13h. O processo tem como réu Nivaldo de Albuquerque Paes, acusado de matar, em março de 2011, no bairro Benedito Bentes, a idosa Josefa Gomes Ferreira e a neta dela de cinco anos.
De acordo com os autos, as vítimas foram mortas com tijoladas na cabeça. A criança, depois que caiu desacordada, ainda teria sido abusada sexualmente. A sessão ocorre no 2º Tribunal do Júri, no Fórum do Barro Duro, e será presidida pelo juiz John Silas da Silva, titular da 8ª Vara Criminal de Maceió.
No dia 12, às 13h, será a vez de John Carlos Nascimento da Silva ser levado a julgamento. Ele é acusado de mandar matar Edilene de Lima e Silva, executada a tiros no bairro Canaã, parte alta de Maceió. O assassinato, que teria sido motivado por desavenças entre réu e vítima, ocorreu em julho de 2012. A sessão será realizada no salão do 3º Tribunal do Júri, também no Fórum da Capital, e será conduzida pelo juiz Geraldo Cavalcante Amorim, titular da 9ª Vara Criminal.
A campanha
A Semana da Justiça Pela Paz em Casa, coordenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), está mobilizando todas as Cortes de Justiça do país. A força-tarefa busca intensificar a realização de audiências e o julgamento de processos envolvendo violência contra a mulher.
Em Maceió, foram agendadas 513 audiências, que estão sendo realizadas no prédio do curso de Direito do Cesmac, bairro do Farol. As 213 audiências pautadas em Arapiraca ocorrem no Juizado da Mulher, no bairro Alto do Cruzeiro. As outras 46 acontecem em Penedo, União dos Palmares e Mata Grande.