Alagoas sediará ‘Nordestão’ de quadrilhas juninas em 2015

Sede foi escolhida em Assembleia Geral em Maceió e evento receberá representantes dos 9 estados nordestinos.

AssessoriaAlagoas sediará 'Nordestão' de quadrilhas juninas em 2015

Alagoas sediará ‘Nordestão’ de quadrilhas juninas em 2015

No último fim de semana, Alagoas recebeu representantes das organizações que fazem parte da União Nordestina de Entidades Juninas (UNEJ) para uma assembleia geral, a primeira realizada no estado e também a primeira reunião do ano. O encontro resultou em boas notícias e projetos para Alagoas: a mais importante delas foi a escolha do estado como sede do concurso mais importante da UNEJ: O “Nordestão”, que acontecerá na capital alagoana nos dias 11 e 12 de julho e contará com a organização da Liga de Quadrilhas de Alagoas (LIQAL).

Dentre as pautas da assembleia, estiveram as finanças da Entidade Regional, o regulamento da edição de 2015 do concurso nordestino de quadrilhas juninas, esclarecimentos sobre a última edição que ocorreu no Piauí e a escolha da entidade que receberá o evento este ano. Dos estados nordestinos, apenas dois (Maranhão e Piauí) não puderam enviar representantes, mas a assembleia aconteceu da forma que os organizadores previam e, quando entrevistados, a maioria dos presentes compartilhavam da “mudança” que sentem em relação à entidade e que esta Assembleia foi um ponto importante no processo que se inicia.

O Concurso

De acordo com o presidente da Liga de Quadrilhas de Alagoas, Erivaldo Martins, esta será a segunda vez que Alagoas é a sede do Concurso Nordestino da União, a primeira foi em 2007, com o título para uma representante alagoana. O local ainda será confirmado, mas a organização divulgou a possibilidade de acontecer no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. Tiago Serpa, um dos organizadores desta edição do “Nordestão” afirma que o evento contará com ações sociais atreladas às vendas dos ingressos e garante uma ótima recepção para as federações. Serpa cita também a preocupação do meio junino alagoano com o movimento em geral, e diz que: “com o evento, pretende-se consolidar Alagoas como uma das grandes alternativas do movimento junino para realização de concursos e outros eventos ligados à cultura, tanto à nível de Nordeste quanto de Brasil.”

Vale ressaltar que Alagoas está em um de seus melhores momentos no cenário junino, tendo como representante em 2014 a atual campeã do concurso da Rede Globo Nordeste, campeã junina brasileira (Confebraq) e também atual campeã nordestina (Unej), A Luar do Sertão. O último apenas foi consolidado após evidências apresentadas na Assembleia e que provam que Alagoas teve seu título prejudicado por um logro que segue sendo investigado e atualmente divide o título com a quadrilha Arraial Balão Dourado, do Rio Grande do Norte.

Como sede, o estado tem direito a duas representantes para 2015: Uma que fará a abertura e outra, o encerramento do evento (segundo e primeiro lugar no concurso estadual, respectivamente). A ordem de apresentação já foi decidida mediante sorteio e será a seguinte: No primeiro dia (11/07), o grupo que sucede a primeira representante alagoana será o de Sergipe, seguido por Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Segundo dia conta com as apresentações das representantes do Ceará, Maranhão, Piauí e Bahia, encerrando com a campeã alagoana de 2015.

Com foco em seguir com o título conquistado em 2014, Alagoas escolherá suas duas representantes durante o mês de junho nos concursos oficiais da Liga de Quadrilhas de Alagoas. É notável o empenho e o progresso do cenário junino no estado e os grupos vêm se destacando com altíssima qualidade e envolvimento com projetos sociais, portanto já se espera ótimos resultados e, com certeza, um evento que ficará para a história da cultura nordestina.

Fonte: Assessoria LIQAL

Veja Mais

Deixe um comentário