No último fim de semana, Alagoas recebeu representantes das organizações que fazem parte da União Nordestina de Entidades Juninas (UNEJ) para uma assembleia geral, a primeira realizada no estado e também a primeira reunião do ano. O encontro resultou em boas notícias e projetos para Alagoas: a mais importante delas foi a escolha do estado como sede do concurso mais importante da UNEJ: O “Nordestão”, que acontecerá na capital alagoana nos dias 11 e 12 de julho e contará com a organização da Liga de Quadrilhas de Alagoas (LIQAL).
Dentre as pautas da assembleia, estiveram as finanças da Entidade Regional, o regulamento da edição de 2015 do concurso nordestino de quadrilhas juninas, esclarecimentos sobre a última edição que ocorreu no Piauí e a escolha da entidade que receberá o evento este ano. Dos estados nordestinos, apenas dois (Maranhão e Piauí) não puderam enviar representantes, mas a assembleia aconteceu da forma que os organizadores previam e, quando entrevistados, a maioria dos presentes compartilhavam da “mudança” que sentem em relação à entidade e que esta Assembleia foi um ponto importante no processo que se inicia.
O Concurso
De acordo com o presidente da Liga de Quadrilhas de Alagoas, Erivaldo Martins, esta será a segunda vez que Alagoas é a sede do Concurso Nordestino da União, a primeira foi em 2007, com o título para uma representante alagoana. O local ainda será confirmado, mas a organização divulgou a possibilidade de acontecer no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. Tiago Serpa, um dos organizadores desta edição do “Nordestão” afirma que o evento contará com ações sociais atreladas às vendas dos ingressos e garante uma ótima recepção para as federações. Serpa cita também a preocupação do meio junino alagoano com o movimento em geral, e diz que: “com o evento, pretende-se consolidar Alagoas como uma das grandes alternativas do movimento junino para realização de concursos e outros eventos ligados à cultura, tanto à nível de Nordeste quanto de Brasil.”
Vale ressaltar que Alagoas está em um de seus melhores momentos no cenário junino, tendo como representante em 2014 a atual campeã do concurso da Rede Globo Nordeste, campeã junina brasileira (Confebraq) e também atual campeã nordestina (Unej), A Luar do Sertão. O último apenas foi consolidado após evidências apresentadas na Assembleia e que provam que Alagoas teve seu título prejudicado por um logro que segue sendo investigado e atualmente divide o título com a quadrilha Arraial Balão Dourado, do Rio Grande do Norte.
Como sede, o estado tem direito a duas representantes para 2015: Uma que fará a abertura e outra, o encerramento do evento (segundo e primeiro lugar no concurso estadual, respectivamente). A ordem de apresentação já foi decidida mediante sorteio e será a seguinte: No primeiro dia (11/07), o grupo que sucede a primeira representante alagoana será o de Sergipe, seguido por Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Segundo dia conta com as apresentações das representantes do Ceará, Maranhão, Piauí e Bahia, encerrando com a campeã alagoana de 2015.
Com foco em seguir com o título conquistado em 2014, Alagoas escolherá suas duas representantes durante o mês de junho nos concursos oficiais da Liga de Quadrilhas de Alagoas. É notável o empenho e o progresso do cenário junino no estado e os grupos vêm se destacando com altíssima qualidade e envolvimento com projetos sociais, portanto já se espera ótimos resultados e, com certeza, um evento que ficará para a história da cultura nordestina.