Saúde quer reverter quadro de infecção de DST/Aids em Unidades de Internação

Sesauteste

Os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas nas Unidades de Internação Masculina (UIM) têm apresentado um número crescente de infecção por DST/Aids. Para reverter esse quadro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) capacita, nesta quarta-feira (18), os profissionais que atuam nessas unidades para que eles conscientizem os adolescentes sobre a importância da prevenção.

 “Essa é a primeira medida para garantirmos uma vida saudável a esses jovens”, disse a diretora de saúde da Superintendência de Medidas Socioeducativas, Polyanna Teixeira. Ela garantiu que a capacitação, que acontece na Escola de Magistratura do Ministério Público Estadual, no Poço, às 8h, terá continuidade.

Segundo Polyanna Teixeira, participam da iniciativa os profissionais que atuam nas sete UIM situadas na capital e também na unidade de Rio Largo. Psicólogos, assistentes sociais e profissionais de saúde vão estar presentes na capacitação, que vai atualizar também a equipe de enfermagem do Complexo Prisional.

 Ainda de acordo com Polyanna Teixeira, esse diagnóstico crescente tem sido identificado por meio do teste rápido realizado nas unidades. Para a técnica estadual do Programa de Combate ao DST/Aids, Simone Mazzoni, o dado é preocupante: “Temos muitos jovens com HPV já em estágio inicial de câncer”.

 Capacitação

 A Superintendência de Medidas Socioeducativas visa acolher os menores em conflito com a Lei, para o cumprimento das medidas socioeducativas nas unidades de internação. A capacitação vai abordar os profissionais que atuam nessas UIMs sobre acolhimento, prevenção, diagnóstico e tratamento desses reeducandos.

Fonte: Sesau/AL

Veja Mais

Deixe um comentário