Mais de 600 famílias serão beneficiadas pelo Programa Barriga Cheia que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) implanta nesta quinta-feira (19), a partir das 10h, no Benedido Bentes.
A iniciativa garante às famílias de baixa renda, previamente cadastradas pela Prefeitura Comunitária, o direito ao plantio de feijão de corda em áreas cedidas pela iniciativa privada. Nessa primeira fase do programa, serão atendidos os moradores dos bairros Benedito Bentes, Eustáquio Gomes, Village Campestre e do conjunto Lucila Toledo.
“Inicialmente serão utilizadas áreas disponibilizadas por usinas, aproveitando a entressafra da cana. É importante ressaltar que essa ação de governo só se tornou possível com a participação da iniciativa privada. Queremos promover a geração de renda e a inclusão produtiva junto às famílias ”, disse o secretário Álvaro Vasconcelos.
Na parceria atual, a usina Santa Clotilde e a Companhia Mercantil Agropecuária Pratagy (Cimapra) participam com a cessão da terra e a contrapartida do Governo é a distribuição de sementes. “Cada família terá direito a meia tarefa de terra. Ao todo serão disponibilizados 105 hectares para o plantio”, complementou Vasconcelos.
A relevância social do programa foi destacada pelo vereador Silvanio Barbosa, também parceiro do Barriga Cheia. “Além de combater a fome, o programa reinsere no mercado de trabalho muitas famílias que possuem experiência anterior no campo”.
O lançamento será na Avenida Cachoeira do Meirim, ao lado da Coca Cola, no Benedito Bentes.