Um dia após o Governo de Alagoas apresentar duas novas unidades prisionais – a serem inauguradas em 60 dias – para o governador de Pernambuco, pelo menos seis menores foragiram da Unidade de Internação de Menores, no Tabuleiro do Martins, em Maceió. O número de fugitivos poderia ser maior, não fosse a intervenção de militares que realizavam uma operação na região.
As fugas foram registradas nesta quinta-feira, 19, e as primeiras informações dão conta que eles foragiram em direção à mata existente no entorno do Catolé, já no município de Satuba, região metropolitana.
Em fevereiro, a Defensoria Pública Estadual impetrou um pedido de habeas corpus para soltar 66 internos da UIM. Na ocasião, o defensor Fábio Passos tomou como base a sua visita à unidade em 19 de dezembro e destacou que não havia condições para os menores permanecerem internos, uma vez que a capacidade é 20 infratores.
Leia também
Defensor público visita Unidade de Internação Provisória e pede providências
De acordo com o capitão Felipe Lins, do Batalhão de Trânsito (BPTran), o número de internos foragidos não foi maior porque havia uma operação de trânsito próximo à unidade e os militares conseguiram impedir a fuga em massa.
Ainda de acordo com ele, os menores infratores estavam tomando banho de sol e que no momento havia cerca de 60 adolescentes. “Conseguimos chegar lá e controlar a situação. Os foragidos pularam um muro alto e foram em direção à mata do Catolé, porém, isso só foi possível porque o número de monitores é baixo”, destacou.
Militares do 4º Batalhão estão mobilizados para capturar os foragidos.
A fuga dos socioeducandos ocorreu um dia após o governador Renan Filho (PMDB) apresentar duas unidades prisionais de segurança máxima, masculina e feminina, para o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Na ocasião, Filho apresentou como saída de enfrentamento contra a violência a prisão e custódia de acusados em crimes e delitos. Ele chegou a destacar que vem adotando as mesmas medidas que os estados de Pernambuco e Bahia adotaram para reduzir a criminalidade.
Nota oficial
A Secretaria de Defesa Social e Ressocialização (SEDRES) confirma que na manhã de hoje (19) seis menores em conflito com a lei, que estavam cumprindo medidas socioeducativas na unidade do antigo prédio do DER, no tabuleiro do Martins em Maceió, empreenderam fuga.
Todas as medidas foram adotadas e buscas estão sendo feitas na tentativa de recaptura-los. Há informação de que um dos menores, na tentativa de fuga, caiu do telhado, fraturou a perna e foi levado para atendimento.
No momento da fuga, policiais do batalhão ambiental, que sempre ficam nas imediações, foram chamados e entraram na unidade para evitar a sequencia de fugas.