Semel e federação esportiva inauguram Centro de Treinamento

Neste sábado (21), às 8h, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e a Federação Alagoana de Tiro com Arco (Fata) inauguram o Centro de Treinamento de modalidade outdoor (espaço aberto), na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no conjunto Village Campestre, parte alta capital. A cessão do espaço da Vila à Federação para que atletas e filiados possam praticar o tiro com arco em longas distâncias fortalece o desempenho de alagoanos em competições.

“Estamos muito contentes com a proposição da Federação em aumentar a oferta de atividades desenvolvidas na Vila, além da força que trará para esse esporte em Alagoas. A Federação consolida também um projeto de treinamento da seleção, mas também o projeto social, gratuito, de uma escola para que a comunidade possa ter aulas de tiro com arco”, disse o titular da Semel, Antônio Moura.

Antônio Moura e o presidente da Faata, César Moreira. Foto: Ascom/Semel

Antônio Moura e o presidente da Faata, César Moreira. Foto: Ascom/Semel

O local para o treino será utilizado aos sábados, durante cinco horas (manhã e início da tarde), com respeito aos padrões olímpicos: são 240 metros de comprimento por 24 metros de largura, numa área de 8460 metros quadrados. Como benefício mútuo, a Fata vai desenvolver um projeto social de aulas para a comunidade, com inscrição e formação de turmas dessa prática desportiva completamente gratuito.

“O apoio da Semel mostra o interesse do poder público incentivar o esporte no nosso Estado. Há mais de um ano procurávamos um espaço adequado para a modalidade outdoor. Na vila, a localização é esplêndida, pois além da área ser mais do que suficiente, muitos dos filiados são da parte alta da cidade, o que vai facilitar o treinamento e a realização das aulas para quem for participar da escolinha”, disse o presidente da Fata, César Moreira.

Essa semana, membros da Federação estiveram na Vila para fazer a medição e sinalização do campo de treinamento, colocação de anteparos e cavaletes, bem como dos alvos seguindo padrões adotados pela Federação Internacional de Tiro com Arco (Fita). Ainda de acordo com Moreira, nas regiões Norte e Nordeste a federação alagoana é uma das com maior número de membros – já são 45 filiados – tendo crescido com reconhecimento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO).

Escola para iniciantes

Ainda no sábado, a Federação Alagoana de Tiro com Arco vai estar com inscrições abertas para que toda a comunidade, ressalvada a inscrição de crianças, de ambos os sexos, a partir de 12 anos de idade. Os documentos necessários são: RG, CPF e comprovante de residência. Os pais interessados em inscrever os filhos devem apresentar os mesmos documentos de identificação e o de filiação, comprovando a autorização legal para a participação na escola.

Os instrutores são certificados, por meio de cursos da Confederação, e gabaritados para ministrar aulas. Em abril, a Fata vai realizar uma capacitação para a formação de novos instrutores em nível I, além de promover curso de instrutor nível II para aqueles que já possuem o nível I. Mês passado foi realizado curso de arbitragem.

“Vamos disponibilizar instrutores e equipamentos para as aulas, que terão inscrições iniciadas neste sábado e início já na próxima semana, no dia 28. Todas as inscrições realizadas serão encaminhadas à CBTARCO, pois o interessado vai passar fazer parte da Fata. Com isso, vamos poder aumentar o número de adeptos para que solicitemos mais equipamentos para as aulas e treinos. Esperamos encontrar novos talentos na Vila Olímpica”, disse Moreira.

O treinamento indoor (espaço fechado) e mais detalhes sobre a Federação podem ser obtidos pelos telefones 9629-8476 ou 3313-7696 ou na sede localizada na Rua Barão de Atalaia, 293, Centro.

Fonte: Ascom Semel

Veja Mais

Deixe um comentário