A Câmara Municipal de Maceió realiza um debate na próxima segunda-feira (23), às 9h, sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa que vem chamando a atenção pela forma rápida e devastadora com que atinge a pessoa.
A sessão pública proposta pela vereador Heloísa Helena (Psol) terá a presença do cardiologista Hemerson Casado Gama, portador da doença há dois anos. Desde então, ele vem travando uma luta incansável em busca de um tratamento eficaz, já que a ELA não tem cura.
“Ao propor esse debate meu intuito foi oferecer mais conhecimento a sociedade sobre essa patologia degenerativa e tentar caminhos concretos que possam auxiliar o esforço do dr. Hemerson nas suas incursões em tratamentos alternativos como a que ele faz em Israel”, disse Heloísa Helena.
O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Kelmann Vieira (PMDB), ressaltou a importância da participação de todos nessa discussão e citou ainda um outro alagoano acometido pela doença, o comunicador Carlos Miranda. “Acompanhamos o esforço do Dr. Hemerson Casado para sensibilizar o governo federal a apoiar seu projeto, no sentido de criar um centro de referência em célula tronco para a doença no país e ajudar os mais de 15 mil portadores brasileiros. Por isso, somos solidários a sua dedicação e apoiamos a sua luta”, afirmou.
Doença
De acordo com as pesquisas, a esclerose lateral amiotrófica é provocada pela degeneração progressiva em um dos neurônios do cérebro e outro da medula espinhal.
A medicina não conhece a causa específica para a doença. O que se sabe é que o principal sintoma é a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos (esclerose), inicialmente num dos lados do corpo (lateral) e atrofia muscular (amiotrófica).