Renan Filho veta projeto de lei que institui o Passe Livre em Alagoas

Dayvson Fernandes de AndradeýTropa de choque da PM pronta para retirar estudantes da Avenida Fernandes Lima

Tropa de choque da PM pronta para retirar estudantes da Avenida Fernandes Lima

O Projeto de Lei (PL) que prometia ser a solução para as reivindicações da classe estudantil foi vetado pelo governador de Alagoas. O projeto do Passe Livre foi encaminhado às pressas para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE), pelo Gabinete Civil, após o episódio envolvendo a tropa de choque da Polícia Militar e estudantes.

O imbróglio envolvendo o transporte de estudantes da rede estadual de ensino ganha um novo capítulo com a publicação do veto ao PL no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 25. As condições físicas e de contrato dos ônibus sempre foram motivo de questionamentos dos estudantes e de órgãos públicos, a considerar o Ministério Público Estadual (MPE).

Na mensagem encaminhada ao presidente da ALE, o governador Renan Filho (PMDB) considerou à época que o projeto encaminhado à casa, às pressas, respeitava os conceitos constitucionais. O projeto foi votado e aprovado em caráter de urgência, mas acabou vetado pelo chefe do Executivo estadual.

Para o veto, o governo considera que não haveria uma efetivação na fiscalização no cumprimento da lei que institui o Passe Livre. Ele considera que “caso o Projeto de Lei fosse sancionado, o Estado se veria obrigado a gerir duas modalidades distintas de transporte estudantil (uma decorrente do Passe Livre, e outra advinda da manutenção do transporte escolar), com gestões que demandam alto grau de complexidade, o que dificultaria, sem dúvida, a efetividade da fiscalização, comprometendo a qualidade na prestação do serviço”.

O secretário de Gabinete Civil, Fábio Farias, chegou a destacar que o projeto de lei seria a salvação para a crise no transporte estadual e que o Estado e promoveria uma economia de R$ 25 milhões/ano com o Passe Livre.

Thalita Chargel/Alagoas24HorasSecretário de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias, no dia da entrega do PL do Passe Livre

Secretário de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias, no dia da entrega do PL do Passe Livre

A entrega do projeto ocorreu no mesmo dia em que a tropa de choque da PM, o Bope, retirou centenas de estudantes que protestavam na Avenida Fernandes Lima, na porta do Cepa, à bala de borracha e gás lacrimogênio. O protesto era realizado por alunos do complexo educacional, na sua maioria crianças das séries iniciais em decorrência da falta de transporte escolar (cancelado no início da gestão de Renan) e pela falta de vigilância patrimonial no Cepa.

LEIA TAMBÉM

Bope avança contra manifestantes e atira bombas contra estudantes

Protesto no Cepa: ‘Foram usados como massa de manobra’, disse liderança estudantil

Considerando os “conceitos constitucionais da eficiência, da razoabilidade e da economicidade, é que fui levado a vetar totalmente o Projeto de Lei nº 5/2015, por contrariedade ao interesse público”, diz o texto da portaria.

Veja Mais

Deixe um comentário