Negócios de quatro regiões brasileiras – Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste – ganharam a etapa nacional do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – o MPE Brasil. A cerimônia, na manhã desta quarta-feira (25/03), em Brasília, escolheu as melhores práticas de gestão em oito categorias e dois destaques: Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, TI, Saúde, Educação, Agronegócio, Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação.
As dez vencedoras nacionais foram selecionadas entre 50.918 empresas e vão participar, em julho, de uma missão empresarial nacional. A iniciativa é uma parceria do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com o apoio técnico da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).
Vencedoras
A gestão focada em processos e na intensa participação dos colaboradores rendeu à Lycos Equipamentos, de Caxias do Sul (RS), o primeiro lugar na categoria Indústria. Reconhecida pela oferta de serviços personalizados em moda e imagem, além de uma forte liderança empresarial na região, a Loja Paty’s (Santa Clara do Sul – RS) é a ganhadora em Comércio. No segmento Serviços, a Análise Assessoria Contábil, de Arapiraca (AL), se destacou nas soluções encontradas para trabalhar as informações com segurança e agilidade em favor dos clientes.
Já o Território do Vinho levou o reconhecimento Turismo para Campo Grande (MS) por oferecer serviços diferenciados na venda de vinhos, com adega gourmet e restaurante. A categoria de TI reconheceu uma empresa de Toledo (PR), a Junsoft Sistemas de Informática, que surgiu e se desenvolveu oferecendo soluções eficientes de softwares para gestão empresarial. Em Saúde, as inovações implementadas na região de Formiga (MG) com segurança e conforto pela equipe multiprofissional do Laboratório São Luiz garantiram o prêmio nesta categoria.
O Colégio Vitória Régia, de Brasília (DF), conquistou a distinção em Educação pelo ensino de qualidade, ações de empreendedorismo e o comprometimento dos pais com o aprendizado dos alunos. Na categoria Agronegócio, a centenária Fazenda São Paulo, de Patrocínio (MG), ganhou o prêmio pelas práticas de gestão, tecnologia e inovação na produção de café de alta qualidade.
O Destaque Inovação foi para a Apícola Fernão Velho, de Maceió (AL), que transformou em uma referência nutritiva e farmacêutica a própolis vermelha. O produto certificado e com selo de indicação geográfica já está sendo divulgado em outros países.
Já o Destaque em Boas Práticas de Responsabilidade Social veio da Bahia, com a Cooperativa dos Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz. Com forte atuação social junto aos mais de 200 cooperados, desenvolveu programas de incentivo à educação, inclusão e cidadania, além do trabalho focado em produtos de qualidade capazes de aumentar a renda das famílias.
O MPE Brasil
Ao reconhecer empresários que investem para qualificar a gestão, o MPE Brasil é um grande incentivador da busca pela excelência nas micro e pequenas empresas de todo País. O objetivo é contribuir para o aumento da produtividade e competitividade desse segmento de negócios.
A participação é gratuita. Para se inscrever é necessário respeitar alguns critérios. São eles: receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões (conforme o estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte); ter completado pelo menos um ano fiscal e registro atualizado no Estado da respectiva inscrição, além de comprovar regularidade fiscal.
Cada candidata preenche um questionário de autoavaliação padronizado e baseado nos Critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela Fundação Nacional de Qualidade. Ao final do processo, todas recebem um relatório de diagnóstico com sugestões de oportunidades de melhorias, que permite uma evolução da gestão e dos resultados das empresas.
Prêmio MPE em números
• Candidatas: 50.918 empresas
• Crescimento de 19,4% no número de candidatas de 2013 para 2014.
• 51,88% (26.416) das participantes são microempresas com faturamento de até R$ 360 mil reais por ano.
• O setor de Comércio foi o que teve maior número de negócios inscritos: 49,76% (25.335 empresas).
• A maior parte dos empreendedores das empresas candidatas é do sexo masculino: 57,96 %.
• E a região com mais inscritos foi o Sudeste (17.464). O segundo lugar ficou com o Nordeste (14.038) e o Sul com o terceiro (10.646).