vril Lavigne revelou à “People”, em matéria publicada no site da revista nesta quarta-feira (1º), que sofre da doença de Lyme, transmitida por carrapato estrela. “Eu pensei que estava morrendo”, declarou sobre o diagnóstico que a manteve de repouso por cinco meses.
Em dezembro do ano passado, a cantora de 30 anos disse que estava com “problemas de saúde” e pediu orações de fãs. Uma troca de mensagens no Twitter entre a cantora canadense e um perfil de fãs foi reproduzido por sites americanos. Um empresário de Avril confirmou a autenticidade da troca de mensagens à revista “Billboard”.
“Eu me sinto mal porque não pude dizer nada para os fãs, para que eles saibam o motivo de eu estar ausente. Eu não tenho me sentido bem. Eu estou com problemas de saúde. Por favor, continuem com suas orações”, escreveu a cantora, na ocasião.
Os médicos não conseguiam descobrir o que estava errado com Avril. Ela soube que tinha a doença de Lyme após uma viagem de aniversário a Las Vegas em outubro do ano passado, durante a qual ela não se sentia como ela mesma. “Eu não tinha ideia de que uma mordida de carrapato poderia fazer isso”, disse.
Agora, a cantora se recupera em sua casa em Ontario, no Canadá. Ela afirma que está 80% melhor, mas que não tem sido fácil. “Definitivamente houve vezes em que eu não podia tomar banho por uma semana inteira porque eu mal podia suportar”, explica ela. “Parecia que toda a minha vida estava sendo sugada para fora de mim.”
Kathleen Hanna é outra cantora que luta contra a doença de Lyme. Ela foi diagnosticada em 2010 apesar de sofrer da doença desde 2005. Um relato sobre seu tratamento pode ser visto no documentário “The Punk Singer” (2013).
Entenda o diagnóstico
A doença de Lyme faz parte de um grupo de zoonoses não muito comuns, mas com grandes chances de letalidade. Uma das maiores preocupações é em relação a dificuldade de se fazer um diagnóstico precoce. Há cura, porém pode haver sequelas. Para que o carrapato transmita a doença, ele precisa ficar até seis horas preso ao corpo de alguém. No caso da febre maculosa, demora até 24 horas.
Pessoas com doença de Lyme desenvolvem um quadro febril até 30 dias da picada do carrapato e devem informar ao médico que teve contato nos últimos 30 dias. Os primeiros sintomas são uma mancha vermelha no local da picada que vai aumentando ao longo do tempo, cansaço, febre ou dor de cabeça.
O não-tratamento da doença de Lyme leva ao desenvolvimento de artrite e problemas graves no sistema nervoso central.