A partir de agora, as motos de baixas cilindradas terão que ser emplacadas junto à SMTT. De acordo com o vereador Dudu Ronalsa (PSDB), ao tomar para si o processo de regularização das motos, foi possível reduzir os valores a serem cobrados pelo emplacamento. “Atendendo solicitação de nossa autoria, a Prefeitura, através da SMTT, se dispôs a tomar a frente desse processo. E não só isso, assegurou ainda um valor acessível aos proprietários, já que são, quase que na sua totalidade, pessoas de baixa renda”, disse o parlamentar.
Dudu Ronalsa lembra ainda que a regulamentação traz mais segurança para quem se utiliza das cinquentinhas, uma vez poderão circular pela cidade com tranquilidade. “É comprovado que este é um meio de transporte usado não só para o lazer, mas também como instrumento de trabalho para muita gente, por cidadãos de bem, que não podem ser discriminados ou confundidos com bandidos, já que, muitas vezes, roubam-se as motos para praticar assaltos e outros delitos”, afirmou.
Além da placa, será instalado um chip com todas as informações sobre o veículo e o seu proprietário. “É um ganho, sem sombra de dúvidas, no quesito segurança. Com isso, a perspectiva é de redução nos casos de roubo de cinquentinhas no município”, destacou ainda o parlamentar.
Segundo o vereador Galba Netto (PMDB), que apresentou emendas em benefício dos taxistas, o projeto traz em seu texto uma conquista significativa para mais de 400 famílias de Maceió, que possuem concessões de táxi de entes já falecidos, mas não possuem segurança jurídica. “Já existe uma lei federal que corrigiu essa situação e ficou conhecida como a Lei das Viúvas, mas que precisava de leis municipais para sua regulamentação. Aqui na capital, essas transferências eram feitas de forma precária, pois a família não tinha a comprovação documental de que era dona da concessão. Agora terá. Além disso, a lei vai coibir a venda irregular dessas concessões”, argumenta.
O projeto do Executivo prevê que todos os valores cobrados e arrecadados serão recolhidos aos cofres municipais e revertidos para custeio e incremento de melhoria no controle do trânsito e transporte da capital. Uma emenda do vereador Silvânio Barbosa (PSB) ao PL destina 20% dessa arrecadação a campanhas educativas no trânsito.
Entre as taxas regulamentadas estão a de fiscalização de veículos, de vistoria, de emissão de documentos e de registro de transporte turístico ou escolar. A cobrança das taxas dentro dos critérios estabelecidos no projeto só será feita a partir de 2016.
Para o presidente da Câmara, Kelmann Vieira (PMDB), essa lei era necessária ao município há muito tempo, “pois ao mesmo tempo que atende a uma necessidade do município também dá segurança aos usuários das cinquentinhas e pratica Justiça com as famílias dos taxistas”.