SMS comemora Dia Mundial da Saúde com ações na Praça do Centenário

SMSMS comemora Dia Mundial da Saúde com ações na Praça do Centenário

MS comemora Dia Mundial da Saúde com ações na Praça do Centenário

A manhã deste domingo (12) foi marcada por uma série de ações de prevenção e promoção à saúde na Praça Centenário, localizada no bairro do Farol. As atividades são alusivas ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, são uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes) e Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), além de entidades privadas e instituições superiores de ensino de Maceió.

Voltadas para a prevenção e a promoção da saúde, as atrações tiveram como tema “Segurança de Alimentos: do campo à mesa”, definido pelo Ministério da Saúde (SMS). Diversas atividades foram realizadas para chamar a atenção do público para a necessidade de mudança de hábitos como forma de alcançar uma qualidade de vida melhor.  Aulas de alongamento, ginástica, dança, ações educativas de prevenção, como oficina de sucos naturais, oficina de rotulagem de alimentos (para observar os nutrientes de cada alimento, teores de sal e gordura), apresentação da pirâmide alimentar e manuseio e higienização correta dos alimentos fizeram parte da programação deste domingo.

Para as crianças, a SMS, em parceria com a Faculdade Estácio de Sá, promoveu uma pescaria nutricional, onde as crianças puderam aprender brincando sobre nutrição e alimentação. Aqueles que participaram ganharam uma fruta ao final de dinâmica.

“Pensamos em atingir todas as faixas etárias com nossas ações. Com a oficina de rotulagem de alimentos e com a pirâmide alimentar, por exemplo, buscamos mostrar os alimentos que são saudáveis e os que não devem ser consumidos em excesso, pois pode causar doenças como diabetes, hipertensão, além de obesidade e outra série de complicações. Os que fazem bem para a nossa saúde são os alimentos naturais e minimamente processados, os outros devem ser consumidos com cautela”, alerta Kelly Barros, nutricionista da Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes) da SMS.

O evento também contou com um momento lúdico, onde por meio do teatro, o público pode despertar para a necessidade de mudança de estilo de vida. A peça “Mexe mexe cidadão” buscou abordar os cuidados que devemos ter com nossa saúde e a importância da prática regular de exercícios físicos, além do consumo de alimentos mais saudáveis como forma de adquirir qualidade de vida e bem-estar físico e mental.

Em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), também foi montado no local uma feira orgânica do Projeto Colhendo Bons Frutos: Nutrição e Agroecologia. Maria Alice Araújo, coordenadora do projeto, afirma que tanto o projeto quanto a feira tem o objetivo de promover a alimentação saudável para a comunidade acadêmica e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares. “Estimulamos a agricultura familiar e investimos em atividades de educação, para que eles possam melhorar a qualidade dos alimentos que eles produzem e que chegam à mesa dos consumidores, lembrando que todos os alimentos são produzidos sem agrotóxicos, um dos principais requisitos para que o pequeno agricultor faça parte desse projeto”, explicou.

A coordenadora do Copes, Maria Helena Pereira afirma que a programação deste domingo tem como proposta a conscientização. “Queremos sensibilizar a população para que ela reflita sobre os modos de viver e passe a adquirir hábitos saudáveis como forma de melhorar a qualidade de vida. Aos poucos estamos percebendo as pessoas estão mais conscientes sobre isso e procuramos trabalhar, sobretudo, as crianças, educar desde cedo sobre alimentos saudáveis, já que muitos adultos, devido aos seus hábitos já adquiridos, muitas vezes apresentam resistência”, finalizou.

Continuação das atividades
Após essa grande mobilização, a programação terá continuidade nos dias 15 e 16 deste mês, com o Curso de Reaproveitamento Integral dos Alimentos que o SESI/AL realiza na unidade do Sesi na Cambona – das 13h às 17h – para os usuários dos Núcleos de Atividade Física do município. E ainda no dia 16, a intensificação das ações de promoção e prevenção à saúde com a abordagem dos temas alimentação saudável e atividade física estende todas as ações realizadas na base comunitária do Vergel à base comunitária do Jacintinho, fechando as atividades da semana.

Veja Mais

Deixe um comentário