A realização de eventos que utilizam as vias públicas de Maceió como palco, a exemplo de
corridas de rua, festivais, obras ou comemorações religiosas, é um fato que acontece com bastante frequência, principalmente nos finais de semana. E para evitar transtornos no trânsito local, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) explica como proceder antes da realização de tais eventos.
De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro, o responsável deverá entrar em contato com o órgão, conforme prevê o artigo 95 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Além da SMTT, o organizador deve entrar em contato com pelo menos trinta dias de antecedência à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros a fim de ciência ao evento.
Ainda segundo o diretor, dependendo do gênero do evento, o organizador deverá comunicar a outras secretarias a fim de obter obter a autorização. “Se o evento acontecer no espaço público, o responsável deve entrar em contato com a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) e se utilizar som, fazer contato com a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e em caso de evento esportivo, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel)”, acrescenta.
Em caso de interdição da via, o responsável deverá comparecer à SMTT, a fim de acertar os detalhes com o setor operacional de trânsito. “Na necessidade de bloqueio, o organizador deverá sinalizar o procedimento e viaturas da SMTT ficarão no local auxiliando o fluxo de trânsito das proximidades e na segurança dos pedestres por tempo determinado”, explicou Calheiro.
De acordo com o artigo 95 do CTB, “nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via”.
“É importante que o organizador se atenha também às exigências do órgão de trânsito elencadas na declaração de autorização. Se não de nada adianta o planejamento da SMTT, caso algum detalhe seja descumprido”, orienta ainda o diretor operacional de Trânsito.
Na última quarta-feira (15), um grande congestionamento foi formado durante a inauguração de uma igreja na Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias de Maceió. A ocupação de carros e ônibus transportando fiéis nos passeios e ruas adjacentes – algo colocado como condicionante contrário ao andamento do evento na declaração de autorização – foi um dos fatores para o tumulto gerado.