Muitos personagens de shows infantis e de séries de fantasia são baseados em animais que existem de verdade. No caso de Caco, o simpático sapo do Muppets, foi apenas recentemente que sua inspiração foi catalogada pela ciência. Por séculos a espécie batizada como Hyalinobatrachium Dianae permaneceu escondida nas montanhas de Talamanca, na Costa Rica, mas este ano foi descoberta pelo pesquisador Brian Kubicki.
O pequeno sapo, que mede pouco mais de 2 cm e traz grandes olhos, é recoberto por umapele transparente, o que nos possibilita ver todos os órgãos em sua barriga. Chamados desapos “de vidro”, os anfíbios que têm essa aparência translúcida costumam ser encontrados na América do Sul e Central. Os cientistas não sabem dizer ao certo o porquê da pele ser transparente, mas acreditam ter a ver com a camuflagem do animal.
O que mais chamou a atenção na espécie, segundo Kubicki, é o chamado usado pelo macho para atrair as fêmeas. Em vez de usar um semelhante ao dos outros sapos, a espécie emite um som quase metálico, que lembra o chamado dos insetos – talvez seja este um dos motivos que manteve o parente do Caco desconhecido por tanto tempo.