A primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2015 começará em 27 de maio. Nesta fase, que prossegue até 31 de julho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recolherá informações detalhadas sobre escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país.
O cronograma consta de portaria do Inep publicada no último dia 2 de abril de 2015, no Diário Oficial da União. O preenchimento do formulário caberá aos diretores e responsáveis pelas escolas públicas e privadas.
De acordo com Cheila Francet, gerente de Estatística Educacional da Secretaria de Estado da Educação (SEE), no Censo Escolar de 2014, 99,32% das unidades públicas e privadas do estado responderam ao levantamento.
“Esperamos que este ano esta prática também se repita e, por isso, solicitamos às escolas, públicas e privadas, que reúnam os dados necessários para que as informações sejam repassadas ao Inep dentro do prazo estabelecido”, destacou Cheila Francet, orientando as unidades para que não deixem o registro dos dados para o último dia.
Histórico
O Censo Escolar, realizado anualmente, sob a coordenação do Inep, é o principal levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país, professores, alunos e turmas. Os dados contêm informações detalhadas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas brasileiras de educação, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios.
As informações do Censo também são usadas para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
A Portaria do Inep 99/2015 com o cronograma da coleta de dados do Censo Escolar de 2015 foi publicada no Diário Oficial da União de 2 de abril 2015. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail estatisticaal@inep.gov.