Uma portaria assinada pelo diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), Antônio Carlos Gouveia, vai proporcionar, no futuro, mais respeito aos ciclistas. A partir de 1º de maio, por força da Portaria de Número 632, haverá mudanças nos testes teóricos e práticos para os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Na parte teórica, os Centros Formadores de Condutores (CFCs) terão que reforçar os ensinamentos sobre o que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece como medidas para proteger a integridade física dos ciclistas. Uma dessas medidas é a distância regulamentar lateral de um metro e meio (1m50), nos momentos de passagem ou ultrapassagem, prevista no Artigo 201 do CTB.
Na parte prática, serão colocados cinco manequins montados em bicicletas estáticas em determinados trechos do circuito e os instrutores têm a missão de observar o cumprimento do CTB no que se refere ao respeito aos ciclistas.
Dezenas de representantes de movimentos organizados em defesa dos ciclistas e do trânsito feito por bicicletas compareceram ao encontro.
Adeilson Gomes, presidente da Federação Alagoana de Bicicross, destacou a iniciativa do Detran/AL e disse que, embora muito pequena ainda, a ideia já representa uma grande preocupação com o respeito aos ciclistas.