Durante sua participação ao programa “Seleção SporTV”, Joel Santana critica a onda de “reciclagem na Europa” que muitos treinadores brasileiros afirmam fazer. Com mais de três décadas no futebol, o técnico citou o exemplo de alguns profissionais que vão à Europa, conversam cinco minutos com José Mourinho (técnico do Chelsea) e voltam dizendo que fizeram curso com o português.
– Não pode dizer que o Joel Santana está velho. Está com um pouco mais de experiência. Tu não pode jogar 30 anos de futebol no lixo porque chega alguém e diz “ele está ultrapassado”. O que a pessoa vê que eu não vejo? Vou pegar um avião, vou lá para a Europa e vou dizer que fui fazer curso com o Mourinho? Que fui falar com os treinadores lá? Isso é conversa fiada. Se eu bati fotografia do lado do Mourinho eu fiz um curso com ele? Então hoje todo mundo foi na Europa fazer curso porque falou com o Mourinho, falou com o técnico do Barcelona… O que em cinco minutos você aprende de futebol? – questiona Joel.
As críticas a Joel Santana se confundem com as brincadeiras por conta de sua maneira de se expressar em inglês. O episódio ocorreu durante a Copa das Confederações de 2009, quando treinava a África do Sul e suas entrevistas acabaram virando uma febre na internet. O treinador ironizou o fato afirmando que “no Brasil todo mundo fala inglês bonito”, e lembrou que as brincadeiras são válidas quando não são levadas para o lado do deboche.
– Não venham querer diminuir o que fiz em 30 anos de futebol. Eu posso não ter sido igual ao capitão (Carlos Alberto Torres, capitão do tri em 1970), jogador de seleção. Mas eu joguei e fui campeão carioca e campeão brasileiro, e estudei cara. Agora todo mundo virou poliglota. No Brasil todo mundo fala inglês bonito. Todo mundo fala inglês igual eu falo. Isso tudo é papo de gaveta! Tudo é válido no futebol, só não vale o deboche – afirma.
O assunto foi um dos temas levantados pelo comentarista Wagner Vilaron, que perguntou ao treinador se o seu lado descontraído não seria “mal visto no futebol”. O episódio do inglês acabou levando Joel Santana a protagonizar comerciais de TV.
– Aqui não se vê virtude, se vê defeito. Talvez o que você falou seja uma verdade, o meu currículo é vasto, com vários títulos ganhos. Na minha vida no mundo do futebol, que já são 30 anos, não se resume só no Brasil. Se resume a Arábia Saudita, Emirados Árabes, Japão e África do Sul. Então pegaram um gancho, um limão, e fizeram uma espécie de gozação. Só que desse limão eu fiz uma limonada. (…) Eu vou ser sempre do mesmo jeito. Mas ninguém pode dizer que o Joel Santana está ultrapassado, porque o que vocês veem eu vejo – disse Joel.
Joel Santana tem passagens por 17 clubes (quatro do exterior: Al Wasl, dos Emirados Árabes; Al-Hilal e Al-Nasr, ambos da Arábia Saudita; e Vegalta Sendai, do Japão) além da seleção da África do Sul. O seu último trabalho foi no ano passado, quando conduziu o Vasco na reta final da Série B. O clube carioca fechou a temporada com o acesso para a Primeira Divisão do futebol nacional.