A Câmara Municipal de Maceió promulgou hoje (05) duas novas leis que dispõem sobre questões ambientais. A primeira, de autoria da vereadora Silvânia Barbosa (PPS), obriga os caminhões de lixo a colocar nas caçambas coletores de chorume com válvula para retenção do líquido.
De acordo com Barbosa, a finalidade é evitar que os caminhões, sejam eles da Prefeitura ou prestadores de serviço da Superintendência de Limpeza urbana de Maceió (Slum), deixem escorrer pela pista o líquido de odor desagradável quando transportam o lixo até o aterro sanitário.
“O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando contaminação para estes recursos hídricos”, afirmou a vereadora.
O outro projeto promulgado pela Câmara Municipal de Maceió obriga as corridas de rua a disponibilizar ao longo do percurso, recipientes para descarte dos copinhos de água e embalagens descartáveis de produtos distribuídos aos atletas participantes.
Segundo o autor do projeto, vereador Chico Filho (PP), a medida visa preservar a cidade e o meio ambiente, impedindo que copinhos e papéis de alimentos sejam descartados nas vias por onde acontecem os eventos esportivos, como maratona e corrida de rua de menor extensão.
“Nossa proposta é que após cada um dos postos de hidratação, um recipiente seja colocado numa área bem sinalizada, de forma que o atleta ainda em movimento possa enxergar e descartar as embalagens e os copinhos de água que recebem durante o trajeto da corrida”, disse.