O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quarta-feira (6), coleta de sangue em frente à Estácio (Ufal), no bairro Jatiúca, em Maceió. A ação, que visa estabilizar o estoque de sangue para atender a demanda de transfusões das maternidades e hospitais, acontece das 8h às 16h.
Isso porque, segundo o Centro de Processamento de Dados (CPD) do Hemoal, o estoque do órgão está carente das tipagens A Positiva e Negativa, B Negativa e O Negativa. Para se candidatar à doação de sangue, segundo o Ministério da Saúde, é necessário comparecer ao posto de coleta bem alimentado, ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto.
No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais ou responsáveis. E, segundo a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha, “estão impedidos de se candidatar a doção àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos”. Com relação às mulheres, ainda de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, não é permitida a doação apenas para àquelas que estejam gestantes ou amamentando.
Postos Fixos – E além da coleta externa realizada nesta quarta-feira (6), no bairro Jatiúca, os alagoanos podem se deslocar até a sede do Hemoal Trapiche. O órgão, que está situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h.
Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, que está situado no Hospital do Açúcar e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior do Estado, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h.