Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Maceió por Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em respeito ao prazo de retomada do Espaço Álvaro Vasconcelos Filho, informa que atividades nas duas faixas da Avenida Doutor Antônio Gouveia, de 4h30 até 6h30, na Pajuçara, serão normalizadas com o retorno da sinalização horizontal indicativa nessa área. Dessa forma, de segunda a quinta-feira, mais de 100 triatletas vão poder treinar sem prejuízos.
Atento à importância do Espaço, em reunião na manhã desta quinta-feira (14), o titular da Semel, Antônio Moura, informou ao presidente da Federação Alagoana de Triathlon (Faltri), Higino Vieira, que a secretaria vai cumprir as sugestões apresentadas tanto pelos atletas, como pela própria federação. O líder do prefeito Rui Palmeira na Câmara Municipal de Vereadores, Eduardo Canuto, e Marcos Pradines, representante da Dash Sports, responsável em Maceió pelo Challenge – competição de alto nível de triathlon que será realizado em agosto – também acompanharam o diálogo.
“Foi possível esclarecer que estamos finalizando as placas indicativas para aumentar a sinalização em pontos estratégicos de maior visualização para que seja possível manter o respeito com a prática esportiva no Espaço”, pontuou Moura. Com a sinalização, a Semel também espera ampliar a forma de chamar atenção dos motoristas que trafegam pela Avenida Antônio Gouveia, com destaque ao respeito e ao entendimento sobre o treinamento dos triatletas, além da população que caminha ou corre na orla. “Também explicamos que uma nova equipe vai atuar na colocação de novos cones no trecho resevado para o treinamento. Queremos que o Espaço seja uma lembrança recorrente para a humanização do esporte em Maceió e vamos continuar em defesa dele”, afirmou Moura.
Dada a relevância dessa área para o condicionamento dos triatletas, para oficializar o retorno do Espaço, às 19h da segunda-feira, no Hotel Radisson, será promovido um encontro com os triatletas, seguido de atualizações referentes ao Espaço Álvaro Vasconcelos e apresentação sobre a prova do Challenge Maceió entre os dias 20 a 23 de agosto. Segundo Pradines, vão ser comentadas as sub-provas (Women e Júnior) e a realização, em junho, de um curso de arbitragem, além da elaboração, durante a noite da segunda, um sorteio de ingresso uma de prova de longa distância reconhecida mundialmente.
“Com a aproximação e todos preparativos para o Challenge Maceió, vamos sortear para os triatletas um ingresso para prova o maior iron distance do mundo, o Challenge Roth. O vencedor ou vencedora vai competir, em julho, na Alemanha, com atletas de altíssimo nível”, disse. A previsão é que em agosto mais de mil atletas estejam em Maceió, com público esperado de quatro mil pessoas. “Nossa intenção é que fique o legado do Challenge e que novas edições possam ocorrer na nossa capital”, completou.
Na avaliação do gestor da Semel, Antônio Moura, o Challenge Maceió será um divisor de águas para a organização de eventos esportivos na capital alagoana. “É mais que uma competição, envolve as pessoas, a cidade e vai ser certamente será um sucesso”, pontuou Moura. Informações sobre percursos e inscrições podem ser vistas no site www.challenge-maceio.com.br/br.