Rua Fechada recebe atividades da semana do Meio Ambiente

A Avenida Silvio Carlos Lunna Vianna, mais conhecida como a rua fechada aos domingos, recebeu durante toda manhã desse domingo (31) a programação da Semana do Meio Ambiente. Diversos órgãos públicos, ONGs e iniciativa privada deram sua contribuição para ajudar na conscientização de pessoas que passavam pelo local.

David Maia, secretário de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió, disse que a iniciativa de marcar a semana em comemoração ao tema serve para conscientizar as pessoas. “Precisamos todos nós entendermos que a natureza é nosso lar. O meio ambiente não aceita mais tanto lixo jogado de forma irresponsável e sem o reuso desses materiais”, enfatizou o gestor.

DSC_0480

A programação da Prefeitura de Maceió foi coordenada pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). Na orla de Pajuçara, o Parque Municipal esteve com o seu Museu itinerante, com animais taxidermizados e em formol, painéis com fotografias do parque também estavam à mostra.

A bióloga responsável pelo Parque Municipal, Karla Gama, disse que a ideia do museu itinerante é uma forma das pessoas conhecerem um pouco da história do local. ”Quando levamos uma pequena amostra do museu para fora do parque, as pessoas ficam admiradas com tanta beleza e se surpreendem com as peças de animais trazidas para exposição. Aproveitamos o momento e reforçamos o convite para eles conhecerem a Unidade de Conservação”.

14

Em uma das tendas, foi possível ver um conjunto de sala residencial feita com material reaproveitado. Sofá, poltronas, centro, puffs, abajur, jarros suspensos e de solo, tudo feito com pneus. Este e outros materiais estarão disponíveis para visitação na exposição ambiental no Maceió Shopping entre os dias 4 e 7 de junho.

Crianças puderam fabricar seu próprio catavento, jogar quebra-cabeça com figuras da reserva ecológica municipal e brincar na trilha ecológica. Outra ação contou com a participação de mergulhadores. Eles recolheram uma grande quantidade de lixo dentro d’água e outra equipe dava suporte recolhendo os resíduos da areia da praia.

5

Voluntários de universidades distribuíram sacolas biodegradáveis e lixeiras para os ambulantes, ação que havia sido iniciada no último sábado. Lixeiras automotivas e informativos sobre a conscientização ambiental foram doados aos motoristas nos semáforos.

Marina Morais, coordenadora de Educação Ambiental da Sempma, comentou que a programação começou muito bem. “A Semana do Meio Ambiente começou com chave de ouro, muita gente vindo, perguntando, querendo saber de qual maneira pode contribuir para o meio ambiente, como fazer o reaproveitamento de matérias a exemplo de puffs. Nós estamos dando um alerta sobre os riscos da poluição provocada pelo homem, e damos pequenas alternativas de como não desperdiçar tanto”, concluiu.

COMBATE ESGOTO CLANDESTINO

Na ocasião os maceioenses puderam reparar dois veículos com uma cor verde chamativa. É que a partir da próxima terça-feira (02) eles estarão nas ruas na operação denominada “Combate ao Esgoto Clandestino”. Duas equipes foram capacitadas e dispõem de equipamentos para identificar as ligações clandestinas na rede de águas pluviais da Prefeitura de Maceió. Um telefone estará disponível 24 horas para receber as ocorrências.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário