Moradores da região da Cruz das Almas realizaram um protesto na tarde desta segunda-feira, 1º de junho, para pedir o retorno das aulas em três escolas da rede municipal de ensino.
Durante a mobilização, que durou aproximadamente uma hora, os manifestantes bloquearam os dois sentidos da Avenida Gustavo Paiva, em Cruz das Almas, com galhos de árvores e pneus. O acesso aos bairros do litoral norte de Alagoas e parte alta de Maceió ficou comprometido por conta da mobilização.
De acordo com informações de uma das organizadoras do protesto, Elineuza Maria da Silva, o protesto foi orquestrado para pedir que o retorno das aulas nas escolas Padre Pinhal, Coração de Jesus e Pedro Barbosa Júnior.
“Os estudantes estão sem estudar por conta da greve dos professores. Em uma das escolas existem turmas com aulas e outras não. Isto é um absurdo”, informou Elineuza.
A dona-de-casa Cícera Soares contou ao Alagoas 24 Horas que tem dois netos estudando na Escola Coração de Jesus e teme que os garotos ingressem no mundo da criminalidade por não estarem frequentando à escola.
“Isto é um absurdo. Faz tanto tempo que estão sem aulas que chegou ao ponto do meu neto de oito anos dizer que sentia saudade das aulas de matemática. O outro de 11 anos está sem estudar há dois meses e luto durante este tempo para que ele não ingresse no mundo da criminalidade”, contou Soares.
Durante a negociações, uma passageira de um ônibus que estava preso por conta do bloqueio da via foi até a líder do movimento e questionou seu direito de livre circulação. “Acordei cinco horas da manhã, fui trabalhar e estou tentando voltar para casa. Vou ter que ir a pé porque minha filha pequena está me esperando. Isso aqui nesta sacola é a comida dela. Entendo os motivos de vocês, mas quero ter meu direito de ir e vir. Também pago meus impostos”, criticou a senhora, que preferiu não se identificar.
No meio do protesto, uma forte chuva acabou dispersando os manifestantes e a via foi liberada.