Após passar por um transplante de pênis bem-sucedido, um jovem sul-africano, de 21 anos, agora será pai. De acordo com informações do The Washigton Post, desta quinta-feira (11), os médicos responsáveis por sua operação foram informados que a namorada do rapaz está grávida.
A cirurgia, primeira realizada desse tipo com sucesso, ocorreu em dezembro do ano passado e durou nove horas. O rapaz perdeu o próprio órgão após uma infecção causada por uma circuncisão ter dado errado.
O transplante fez parte de um estudo piloto do hospital Tygerberg, na Cidade do Cabo, e da Universidade Stellenbosch para ajudar muitos homens que perdem seus pênis em rituais de circuncisão mal-feitos todos os anos. O urologista Andre van der Merwe, da Universidade Stellenbosch, explicou que a falta de higiene leva a 250 amputações por ano.
O jovem paciente teve recuperação total do órgão. O procedimento inédito poderá ser eventualmente realizado em homens que perderam o pênis por conta de câncer ou como última alternativa para problemas de disfunção erétil.
Achar um doador de órgão foi um dois maiores desafios para o estudo, disse a universidade em nota. O doador foi um falecido que doou seus órgãos para transplante.
Outros nove pacientes vão receber transplantes penianos como parte do estudo, de acordo com os médicos, mas ainda não há previsão de quando as operações irão acontecer.